Pandemia impede reinauguração de capela de Chiador (MG), reativada depois de 14 anos

0

Depois de 14 anos, a Capela São José, localizada no município de Chiador (MG), foi reativada. As atividades no templo foram bastante reduzidas entre os anos de 2006 e 2020, período em que ele sediou apenas celebrações esporádicas e passou por reformas, por iniciativa de um grupo de devotos de São José e amigos da comunidade.

“A capela ficou desativada por todo esse período em razão da saída de muitos moradores da localidade, inclusive da coordenadora, no primeiro semestre de 2006, não havendo ninguém para substituí-la”, conta o Padre Sebastião Cândido de Carvalho, atual responsável pela Paróquia Santo Antônio, à qual pertence a comunidade.

*Altar da capela

A reabertura da igreja estava planejada para março de 2020, com a festa do Padroeiro, mas a programação precisou ser suspensa em razão da pandemia. Passado mais de um ano, a Covid-19 ainda impede uma reinauguração à altura da importância do templo, construído entre as décadas de 1920 e 1930. “Neste ano dedicado a São José, nós teríamos a programação de missa em todo primeiro domingo do mês, às 8h, além das duas festas de São José.  Realizamos, dentro das medidas de distanciamento e protocolos sanitários, a missa do primeiro domingo de março, dia 7. Mas com o aumento dos números de casos de Covid-19 no município, tivemos que suspender a Missa do dia de São José, dia 19”, lamenta Padre Sebastião.

Independente desta limitação imposta pela atual situação mundial, o sacerdote ressalta a relevância da capela para o município. “A Capela de São José tem uma importância histórica, afetiva e religiosa, principalmente neste ano de 2021, dedicado a São José. Porém, um movimento constante com atividades litúrgicas e pastorais não se mostra viável devido ao pequeno número de pessoas católicas que continuam morando próximo a ela”, aponta.

A Capela São José fica na Estrada do Porto Velho, 56 – Chiador Estação.

Conteúdo Relacionado
X