Palestra a respeito das “Vivências de Brumadinho” acontece nessa sexta-feira (24)

A Biblioteca Redentorista recebe nessa sexta-feira o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira para falar a respeito das “Vivências de Brumadinho”. O evento será hoje, às 20h. A palestra é gratuita e voltada para todos os públicos.

Com o rompimento da barragem da Vale, a Igreja voltou-se para esses filhos que sofrem. Vale lembrar que nossa arquidiocese tem buscado ajudar também, inclusive com o envio de padres para Brumadinho em missão.

Dom Vicente conhece bem a realidade do local e fará uma partilha sobre a presença da Igreja no amparo integral – espiritual e social – aos moradores de Brumadinho (MG). Duas moradoras de Brumadinho, Raquel e Marina, também estarão presentes. Elas vão falar sobre o amparo caritativo, as doações, os sepultamentos, visitas e celebrações, além da dimensão social e os diálogos com diversos grupos.

Desde a sua nomeação como bispo auxiliar, Dom Vicente, dentre outros trabalhos, assumiu a Região do Vale do Paraopeba. Hoje, chamada Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, qual faz parte a cidade de Brumadinho. No local existem 12 paróquias e aproximadamente 150 comunidades.

Neste contexto, Dom Vicente vai abordar a figura do Bom Pastor e apresentará ao público a música “Lamento”, que compôs em homenagem a Brumadinho. “A canção é um reconhecimento da beleza do nosso povo e da ecologia, o lamento profundo pela dor, pelo desejo de paz, e ao mesmo tempo, uma denúncia porque o mundo tão lindo que Deus fez está sendo jogado pela irresponsabilidade em vales de lama”, afirmou o bispo.

* Com informações da assessoria da Congregação Redentorista/Província do Rio