Padres Gil e Edson assumem Paróquia Bom Pastor

A noite da última quinta-feira (21), foi um momento chegadas e partidas, uma bela demonstração do espírito sinodal ocorreu em Juiz de Fora. Fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Zona Norte de Juiz de Fora, compareceram, em peso, à Paróquia Bom Pastor para entregar os padres estiveram à frente de sua comunidade eclesial por muitos anos.

Em cerimônia, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, foi dada posse ao Padre Gil Condé da Silva, como Pároco, e apresentado Padre Edson Antônio Soares da Costa, como Vigário Paroquial. A Eucaristia também foi concelebrada pelos padres Geraldo Dondici Vieira, Ivair Carolino, Luciano Bonato e Rafael Neves de Oliveira.

Na homilia, Monsenhor começou encorajando o povo para viver como Deus deseja. “Sejamos comprometidos com o reino! Para que o reino possa acontecer, precisamos viver a sinodalidade. Todos somos importantes na construção do reino, todos podem ajudar. O reino de Deus está acontecendo através dos evangelizadores de hoje… Somos chamados a ajudar a transformar a sociedade, a construir a civilização do amor”.

A partir dessa proposta de mudança de postura, o sacerdote passou a falar do motivo de alegria da noite. “Padre Gil chega hoje para viver a comunhão, a participação e a missão. Sabemos que toda mudança gera insegurança, mas ofereçam de coração alegre os padres”. Ele ainda comentou que neste momento sinodal é importante que os leigos compreendam a necessidade das transferências.

Na celebração, a paróquia se apresentou e acolheu os padres. Ela também cedeu espaço para os fiéis da paróquia da Zona Norte homenagear e, assim, se despedir dos amigos. “Feliz com a presença de cada pessoa da Paróquia de Lourdes. É uma família e família é pra sempre. Lá amei e fui amado, respeitei e fui respeitado. Fico muito feliz de estar aqui. Darei o melhor de mim. E a gente busca aqui amar e ser amados, respeitar e ser respeitado.  Obrigada pela acolhida e que façamos juntos uma bela caminhada”, disse Padre Gil ao final das homenagens.

Padre Edson também tomou a palavra para expressar sua gratidão e as pedir ajuda de todos. “Sou muito grato pelos sete anos que passei na paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No decorrer da caminhada missionária os irmãos nos ajudam para sermos melhores. Como coloquei no meu lema, o povo precisava de pastores que sejam humanos. Nossa meta caminhar juntos fazendo a Igreja crescer cada vez mais. Peço rezem por nós, para aprendermos cada vez mais e que vocês tenham coragem de fazer a correção fraterna”, pontou ele.

Uma mensagem de amizade e novos encontros felizes foi passada no momento, por meio de comunidades participativas que acolhem pastores em missão.

Confira alguns registros da noite.