Padres Expedito e Nilo tomam posse na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Barbosa Lage

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde desse domingo, 2 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Barbosa Lage acolheu os padres Expedito Lopes de Castro e Nilo Sérgio Franck Júnior. Os sacerdotes foram empossados administrador e vigário paroquial, respectivamente, em Santa Missa realizada na Matriz e presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Vários sacerdotes concelebraram com o arcebispo, entre eles, o vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Miguel Falabella de Castro, e o vigário forâneo da Forania Nossa Senhora da Conceição, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv. O Padre Vagner Apolinário, SVD representou o superior provincial, Padre Carlos Vieira, SVD. Diáconos e seminaristas também estiveram presentes.

Despedida

A celebração ainda marcou a despedida dos padres Karel Kelalu, SVD e Laurensius Lagandoni Hayong, SVD, que durante dois anos estiveram à frente da paróquia, e também da Congregação do Verbo Divino, que nos últimos 35 anos foi a responsável pelos trabalhos pastorais.

Dom Gil iniciou a missa agradecendo o trabalho dos padres verbitas. “Estamos aqui primeiramente para agradecer à Congregação do Verbo Divino, que cuidou dessa paróquia durante 35 anos com toda dedicação, todo esforço. Quero agradecer a todos os párocos que por aqui passaram, vigários paroquiais, e ao provincial, Padre Carlos, que leve à congregação o nosso mais expressivo agradecimento pelo cuidado dessa paróquia durante tantos anos”. O arcebispo ainda revelou o sonho de construir, em Juiz de Fora, uma comunidade dedicada a Santo Arnaldo Janssen, fundador da congregação.

Padre Vagner agradeceu, em nome do superior provincial, Padre Carlos Vieira, a confiança da Arquidiocese, e disse que a prioridade neste momento é assumir mais missões no Nordeste do país. “Durante esse tempo, a história da nossa vida para essa paróquia esteve muito ligada à nossa casa de formação. Foram anos muito bonitos, de entrega, dedicação, de serviço à Igreja de Juiz de Fora. Nós saímos, agora, também com alegria: a alegria do dever cumprido, da missão cumprida, do serviço realizado; levamos muitas lembranças e amizades. Pedimos que continuem rezando por nós, pelos missionários do Verbo Divino, pela nossa congregação, pelas nossas vocações, e a missão da Igreja no mundo inteiro”.

A posse

O rito de posse aconteceu após a proclamação do Evangelho. Padre Expedito fez, diante de Dom Gil, a renovação de suas promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Logo após, recebeu das mãos do arcebispo o livro de tombo, as chaves da Matriz e do Sacrário, a Palavra de Deus, a estola roxa e os Santos Óleos. Padre Nilo foi apresentado em seguida.

Aos sacerdotes empossados, Dom Gil desejou boa sorte. “A eles, que Nosso Senhor conceda muitas graças, muitas bênçãos, a fim de que possam continuar o trabalho dos nossos irmãos do Verbo Divino e servir com toda dedicação ao povo desta região”.

O recém empossado administrador paroquial, Padre Expedito, agradeceu a Deus pelos quase oito anos de trabalho na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e revelou sua expectativa em começar a nova missão. “Assim dou continuidade à missão que Deus me confiou de ser sacerdote, estar sempre à disposição do nosso arcebispo, Dom Gil Antônio, para exercer a minha missão nesta Arquidiocese, agora neste novo local, mas com muita alegria, muita disponibilidade, e também pedindo as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima”.

O sacerdote contou que, nos últimos dias, participou de diversas reuniões de planejamento para 2019 com o Conselho Administrativo da paróquia. “O Padre Karel apresentou os projetos que aqui foram realizados e nós temos também muitos outros a realizar. Agora, chegando, é que nós vamos iniciar o trabalho e, ao lado desse povo acolhedor, nós vamos realizar todos esses projetos, lembrando que estamos iniciando os trabalhos para o segundo Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora”.

Padre Nilo, por sua vez, manifestou alegria em trabalhar em sua paróquia de origem. O presbítero é da Comunidade São Lucas, do Bairro Cidade do Sol. “Aqui eu nasci para o sacerdócio. A expectativa é fazer um bom trabalho, evangelizar, anunciar a Palavra de Deus, estar presente, estar sempre ao lado do povo, junto dele. Eu espero que desta maneira a gente possa fazer muito progresso e bons frutos aqui nesta paróquia”.

Após a missa de posse, todos os presentes foram convidados a participar de confraternização do salão paroquial, onde os padres Expedito e Nilo receberam os cumprimentos. O prefeito Antônio Almas também marcou presença, acompanhado de sua esposa.

Veja Também