Na manhã da última terça-feira, 16 de março, cerca de cem padres e diáconos participaram da primeira Reunião do Clero de 2021. O encontro, realizado de forma on-line pela segunda vez desde o início da pandemia, foi conduzido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
“Nós tivemos muita alegria de passar mais uma manhã juntos, seja pela alegria de nos vermos, mesmo no formato virtual, como também trabalhar, exercer o nosso ministério sacerdotal e tomar consciência daquilo que devemos fazer, sobretudo na caminhada sinodal que a Arquidiocese está vivendo”, comemorou Dom Gil.
Entre os tópicos abordados, estiveram a revisão da caminhada sinodal, o andamento do Ano de São José, as atividades da Semana Santa e a Pastoral Vocacional, além do Retiro Espiritual para Presbíteros, que será realizado em agosto e será pregado pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça. Outro ponto importante foi a atuação da Igreja neste tempo de pandemia. “Uma preocupação que temos é a questão da manutenção das paróquias da Arquidiocese, já que as receitas caíram acentuadamente e tivemos que tomar medidas de cortes, às vezes, grandes de despesas. E, agora, para o próximo ano, as coisas são bastante preocupantes. Mas, com a união de todos, nós vamos enfrentando essas situações, sejam pastorais, litúrgicas ou administrativas”, concluiu.
O Arcebispo também ressaltou a importância de uma caminhada oracional no tempo da Quaresma. “O padre precisa rezar intensamente porque o seu ministério está intimamente ligado ao Senhor Jesus. Se ele não reza, ele perde o efeito desta ligação. Então, essa união com Cristo durante a quaresma é de grande importância”. Dom Gil indicou ainda a prática da caridade. “Nesse tempo de pandemia, irmãos, tanta gente depende nós. Se não podemos dar a presença física, alguma presença devemos dar diante daqueles que estão com Covid, ou que tenham algum parente nesta situação, ou que perderam algum familiar. A nossa presença de sacerdotes é indispensável”.
A próxima Reunião do Clero está marcada para o dia 18 de maio e também deve acontecer on-line.