Há exatamente uma semana, dois sacerdotes pertencentes ao clero da Arquidiocese de Juiz de Fora realizaram um sonho comum à grande maioria dos cristãos católicos: ficar frente a frente com o Sucessor de Pedro. Após a Audiência Geral do dia 17 de janeiro, na Sala Paulo VI, no Vaticano, os padres Emerson de Assis Braz e Fernando Augusto Martins da Silva tiveram a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco, com quem ainda trocaram algumas palavras.
“Foi uma emoção muito grande. Estamos morando aqui no Pio Brasileiro desde agosto do ano passado e, depois de cinco meses, finalmente tivemos essa oportunidade de estar pessoalmente com o Papa”, explicou Padre Fernando. Ele e Padre Emerson foram enviados por nossa Igreja Particular para realizarem os estudos de Mestrado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
O jovem sacerdote contou o que disse ao Santo Padre. “Gostaria de transmitir a vocês a alegria de participar desse momento e poder levar um pouco do carinho do nosso povo brasileiro, da nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, ao Papa Francisco, poder dizer a ele o quanto nós o amamos. Na ocasião, também pude pedir a bênção para nós, e de modo muito especial também para o Padre Emerson, nesse tempo dos nossos estudos aqui em Roma.”

Padre Fernando revelou ter sentido uma emoção indescritível naquele momento. “Receber aquele olhar do Papa Francisco… a sua bênção é, sem dúvida alguma, aconchegante, acolhedora. A ternura do Santo Padre contagia, envolve a gente. Estar diante do Sucessor de Pedro, aquele que é quem orienta, quem conduz, quem governa a nossa Igreja aqui na Terra e receber dele as bênçãos é, sem dúvida, um momento muito especial em nossa vida, para ficar guardado na memória.”
Padre Emerson, por sua vez, resumiu aquele dia como um momento singular em sua vida e caminhada vocacional. “Quis que esse momento fosse também um espaço para levar ao Santo Padre o coração da nossa Arquidiocese na celebração dos 100 anos, do nosso Arcebispo, padres e povo de Deus. Ao Papa Francisco pedimos uma bênção para nós e para nossa Igreja Particular. Muito acolhedor e atento, ele nos concedeu uma bênção”, disse o sacerdote. “Daqueles encontros rápidos, mas profundo e cheio de vida. Papa Francisco tem em si a arte da hospitalidade: presta atenção, olha nos olhos e naquele instante e no instante do mundo tem sido artesão de paz. Levei comigo os anseios e preces de todos!”, apontou, ainda, em publicação nas redes sociais.
Na ocasião, os padres Emerson e Fernando estiveram acompanhados do Primeiro Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros Silva – também oriundo do Clero juiz-forano -, do Padre Eder Luiz Pereira, Chanceler do Arcebispado e Cerimoniário-Mor da Arquidiocese de Juiz de Fora, e da Irmã Zilá de Carvalho, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho.
por 