Padre Tarcísio é empossado pároco da Paróquia São Geraldo, no Teixeiras

0

A posse do Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay como pároco da Paróquia São Geraldo, na noite de domingo (17), foi marcada por boas-vindas e despedidas. Enquanto a comunidade do Bairro Teixeiras acolhia com alegria o sacerdote, fiéis da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Bairu, aproveitavam os últimos momentos junto ao padre com quem conviveram nos últimos dez anos.

A missa foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Juiz de Fora, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e concelebrada por vários presbíteros: além do próprio Padre Tarcísio, o vigário paroquial, Padre David José Reis, e os padres Roberto José da Silva, Geraldo Dondici Vieira e José Custódio de Oliveira. O diácono Paulo Roberto Faria auxiliou a celebração, assim como alguns seminaristas, entre eles, Rafael Nascimento – que também chega à paróquia para trabalhos pastorais.

O rito de posse foi iniciado após a proclamação do evangelho, com a leitura da provisão. Durante a homilia, Mons. Luiz Carlos ressaltou que “assim como Jesus olhou com amor para os discípulos, vai olhar também para o Padre Tarcísio” e enalteceu o trabalho desenvolvendo por esse sacerdote na paróquia onde estava, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e com as pastorais de nossa Igreja Particular.

Em seguida, Padre Tarcísio fez a sua profissão de fé, renovou suas promessas sacerdotais e leu o juramento de fidelidade. O novo pároco ainda recebeu das mãos de fiéis alguns símbolos da paróquia: as chaves da igreja e do Sacrário, os Santos Óleos, a estola roxa (que representa o Sacramento da Confissão), o livro de tombo (onde estão os registros paroquiais) e a Bíblia Sagrada. A provisão vale por seis anos.

No final da celebração, Mons. Luiz Carlos cedeu, ao recém empossado pároco, o lugar da cadeira central no altar. Depois da leitura da ata por Padre Roberto, o Grupo Evangelizarte fez uma homenagem a Padre Tarcísio que, por sua vez, beijou o chão da igreja em reverência à paróquia e à nova missão que assume.

“Meu gesto aqui me faz lembrar aquilo que Deus disse pra Moisés: tire as sandálias, porque essa terra que você pisa é sagrada’. Eis-me aqui, São Geraldo! Estou aqui para poder acompanhar vocês. Piso nessa terra com carinho, com cuidado, quero escutá-los e também gostaria que vocês, no caminho que a gente for fazer juntos, pudessem também me escutar”, afirmou.

Mons. Luiz Carlos lembrou o evangelho do dia e disse que o padre deve refletir as bem-aventuranças apontadas por Cristo. “Jesus, no evangelho de hoje, chama a nossa atenção para vivermos uma vida de coração aberto para Deus. É o chamado a felicidade que Jesus hoje nos faz. E hoje o novo pároco, Padre Tarcísio, é chamado a caminhar junto com o povo, vivendo as bem-aventuranças, ajudando a construir o Reino de Deus”.

Em nome de Dom Gil, o vigário geral desejou sorte a Padre Tarcísio. “Que Deus o abençoe, para que ele possa ser aqui um bom pastor, junto ao povo, caminhar sempre na fé, na esperança e no amor, ajudando no crescimento do Reino de Deus aqui. A importância de ser o animador da comunidade, aquele que vai caminhar com o povo, continuando a história da paróquia”.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Padre Tarcísio dará lugar ao Padre Renato Alves Rodrigues. A missa de posse será no próximo domingo, 24 de fevereiro, às 19h. O endereço é Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50 – Bairu.

Conteúdo Relacionado
X