Padre Sebastião Cândido toma posse como novo pároco da Paróquia de Dores do Paraibuna

Foto: Marcus Guerra
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No último sábado, dia 7 de agosto, Padre Sebastião Cândido de Carvalho foi empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do Distrito de Dores do Paraibuna, em Santos Dumont (MG). A Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, contou com presença significativa dos paroquianos para acolher o novo padre.

A Santa Missa foi concelebrada pelo Vigário Forâneo da Forania São Miguel, Pe. Elton Adriane de Oliveira, e pelo Chanceler do Arcebispado, Pe. Eder Luiz Pereira. O diácono Edvaldo Aparecido dos Santos também esteve presente, servindo ao altar.

Em entrevista à WebTv A Voz Católica, Dom Gil, falou sobre a satisfação de estar presente neste momento. “Entregamos esta paróquia, com muito carinho e muita confiança ao padre Sebastião, para que ele possa conduzir os destinos deste povo tão bom, que vive nesta região. Que o Padre Sebastião tenha as luzes do céu e as bênçãos de Nossa Senhora para fazer um ótimo trabalho nesta nova paróquia.”

Ele explicou que, movidos pelo espírito sinodal, o sacerdote também exercerá a função de Vigário Paroquial da Paróquia de São Miguel e Almas, em Santos Dumont. “Ele vai ajudar também o Padre Eder, na Paróquia São Miguel e Almas. Assim, todos de mãos dadas, vamos sempre para frente na construção do reino de Deus e da nossa caminhada para o céu.”

Após a homilia, Padre Sebastião realizou a renovação das promessas sacerdotais diante do altar e na sequência Dom Gil fez a entrega de alguns instrumentos que vão auxiliar o novo pároco durante o seu ministério, como: a chave do sacrário, para cuidar com zelo do pão descido do céu; os símbolos do batismo, para revestir a todos e fazer solícitos discípulos missionários; a estola, como instrumento de confissão para oferecer a misericórdia e o perdão dos pecados.

Antes da benção final o novo pároco proferiu algumas palavras de agradecimento e também sobre a importância de não ser apenas uma comunidade paroquial e sim uma família. Pediu para que a comunidade e a Arquidiocese cuidem e zelem pelos padres.

Além disso, Padre Sebastião afirmou ter se encantado pela história do lugar. “É muito interessante a história, que as águas da barragem do Paraibuna submergiram o antigo povoado, mas as torres da bela antiga Matriz, continuaram lá de pé; apontando para o céu, na firmeza, lembrando esperança, conduzindo-nos a Deus. Assim, também, é a caminhada deste povo: perseverante, resiliente na busca do bem, na fraternidade, na solidariedade.”

Dentre os agradecimentos dos presentes, também foi citado o nome do Padre Farne Luiz Delgado de Almeida, que esteve à frente da comunidade nos últimos dois anos. No próximo mês, dia 3 de setembro, Padre Farne toma posse como Pároco, em Descoberto, na Paróquia Santíssima Trindade.

*Colaboração: Marcus Guerra e WebTv A Voz Católica

Fotos: Marcus Guerra

Veja Também