Padre Ronny Moreira toma posse como novo Administrador da Paróquia de Santana do Deserto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite do último domingo (3), a cidade de Santana do Deserto esteve em festa. A Matriz da Paróquia Santa Ana esteve lotada para receber seu novo Administrador Paroquial, Pe. Ronny Moreira de Oliveira. Juntamente com o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o sacerdote foi apresentado ao município por meio de uma carreata, desde a entrada da cidade até a prefeitura local.

Na sede do poder municipal, o Pastor Arquidiocesano e os membros do clero foram recepcionados pelo Vice-Prefeito local, Ricardo Viana de Lima, e o Presidente da Câmara dos Vereadores, João Carlos Grossi de Oliveira para breve momento de boas-vindas e de agradecimento ao trabalho do Padre Jorge Luis Duarte, que se despedia da comunidade. Na oportunidade, uma moção de aplausos foi dada ao Pe. Jorge por seu trabalho com o povo santanense.

Em seguida, todos se dirigiram a Matriz para participar da Santa Missa de Posse. Além da presença da comunidade local, o Celebração Eucarística contou com a participação de diversos fieis das Paróquias São Pedro, onde até então o padre estava atuando como Vigário Paroquial, e Santíssimo Redentor, sua comunidade de origem, ambas de Juiz de Fora.

Como de costume, a rito de posse aconteceu após a proclamação do evangelho. Padre Ronny fez, diante de Dom Gil, a renovação de suas promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Logo após, recebeu das mãos do Arcebispo as chaves da Matriz e do Sacrário, os Santos Óleos e a estola roxa.

Na sequência, a homilia foi centrada em Pedro e Paulo, as bases fortes da igreja que deram testemunho do cristianismo sem medo das perseguições. Dom Gil recordou a vida dos santos comemorados naquele dia e destacou que continuamos aprendendo com ele como seremos firmes na fé, pois, segundo ele, a Igreja vive da fidelidade das pessoas, mesmo o ser humano sendo frágil.

Ao final da Eucaristia, Padre Ronny falou algumas palavras ao povo de sua primeira paróquia como administrador. Em meio a agradecimentos, apresentação de sua família e pedimos de oração pela nova missão, ele contou um pequeno testemunho de sua história com a padroeira da paróquia. “Por graça e providencia divina, a minha primeira paróquia como administrador paroquial é dedicada a senhora Santa Ana. No primeiro ano do seminário, eu fiz um propósito a ‘Santana’, pedindo uma graça. Pude ir na cidade de Óbidos, onde fiz o propósito retribuir a graça alcançada. E hoje, mais uma vez, ela me surpreende me acolhendo na sua casa. Com o coração feliz também por essa marca bonita, eu venho participar das alegrias da fé desse povo na paróquia dedicada a ela”.

Em entrevista, ele destacou a expectativa de trabalhar e servir junto aos fiéis Santanense. “Chego aqui com a esperança de, junto com esse povo, poder construir o reino de Deus, com nosso esforço e com a nossa dedicação. O momento é de profundas expectativas, das melhores possíveis, claro. Queremos contar uns com os outros para superarmos as provações e dificuldade que por ventura vierem. É um dia de muita gratidão e alegria à missão que nosso arcebispo me confia, e queremos como proposta da nossa arquidiocese caminhar juntos, ser uma paróquia verdadeiramente sinodal”.

O Arcebispo começou sua satisfação em poder dar essa posse e explicou que ela, faz parte de um propósito maior. “Essa posse e as demais que acontecem na Arquidiocese têm uma função muito grande no novo Sínodo Arquidiocesano. Elas são parte da nossa revitalização da nossa pastoral, para que tenham cada vez mais uma coloração sinodal, ensinando a todos a caminhar junto como Jesus deseja.

Ele ainda expressou sua gratidão ao trabalho do Padre Jorge, que atuou em Santana do Deserto durante três anos e fez um paralelo dos trabalhos dos padres com os mártires do dia. “Quero agradecer ao padre que está saindo, Pe. Jorge, e dar boas-vindas e bênçãos ao Padre Ronny. Como São Pedro e São Paulo, vão saindo de comunidade em comunidade para poder transmitir a palavra, ensinar o amor de Jesus Cristo, trazer pessoas para Cristo e levar a Cristo para outras pessoas. Fico muito feliz ao dar posse ao novo administrador paroquial.

Confira alguns registros desta noite em nossa galeria.

Veja Também