Padre Renato toma posse na paróquia Sagrado Coração de Jesus

0

Fechando as transferências de padres em algumas paróquias da Arquidiocese neste início de ano, na noite do último domingo foi a vez do padre Renato Alves Rodrigues tomar posse. A partir de agora, ele assume a função de pároco na paróquia Sagrado Coração de Jesus, pertencente à Forania Santa Terezinha, no bairro Bairu. A celebração de posse ocorreu às 19h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos padres do nosso clero. Também houve participação expressiva de diáconos e a presença de representantes da pastoral dos surdos, além de centenas de fiéis que foram prestigiar o novo pároco.

Logo no início da solenidade, Dom Gil cumprimentou e agradeceu a presença do prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato, onde o padre Renato atuou nos últimos anos. O pastor também saudou as demais autoridades civis e militares que estavam presentes.

O rito de posse começou com a leitura da provisão, feita pelo vigário forâneo, padre Antônio Camilo de Paiva. Em seguida, padre Renato fez a renovação das promessas sacerdotais, o juramento de fidelidade e a profissão de fé pública. Encerrando o rito, recebeu os símbolos que representam seu pastoreio na Igreja, isto é, as chaves da paróquia e do Sacrário, a Bíblia Sagrada, o livro de tombo, os santos óleos e a estola roxa, usada nas confissões.

Em entrevista, Dom Gil agradeceu ao trabalho desenvolvido por padre Tarcísio e desejou boa sorte ao padre Renato. “Quero agradecer ao trabalho do padre Tarcísio Monay, que esteve à frente desta paróquia por 13 anos, com muita dedicação e bons serviços prestados à esta comunidade. Ao padre Renato, quero desejar infinitas bênçãos do Sagrado Coração de Jesus, para que ele possa desempenhar bem a sua função de pároco. Ele tem uma dedicação exemplar à Igreja, a Deus e à sua vocação sacerdotal, portanto, tenho a certeza de que fará um trabalho muito importante nesta nova paróquia”.

O padre Renato demonstrou sua satisfação em assumir uma nova comunidade. “Recebo essa missão com muita alegria, pois ela é um dom de Deus. Quero dar prosseguimento ao trabalho tão bonito que o padre Tarcísio vinha desempenhando. Agradeço também à toda comunidade pela acolhida fraterna. Agradeço a presença dos paroquianos de Ewbank da Câmara e Paula Lima. Rogo a Deus que possa me iluminar nesta nova etapa”.

Ao final da celebração, a comunidade prestou uma bonita homenagem ao novo pároco e, em seguida, todos foram convidados a participar de um lanche partilhado.

Conteúdo Relacionado
X