No último dia 15 de fevereiro, o recém-ordenado Padre Miguel Souza Lima Campos chegou à Diocese de Óbidos, no Pará, para mais uma missão em sua ainda curta caminhada sacerdotal. O presbítero permanecerá na Igreja-Irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora por seis meses, até agosto, e neste tempo auxiliará o também juiz-forano Padre Leonardo Loures na Paróquia São Martinho de Lima.
Segundo Padre Miguel, no primeiro momento, o que mais lhe chamou a atenção foi a beleza do Norte do país, com seu Rio Amazonas e uma floresta de grandes extensões. O sacerdote também ressaltou a simplicidade e o afeto do povo paraense, que o acolheu muito bem. “As poucas comunidades que visitei, encontrei uma religiosidade simples e profunda – apesar das dificuldades, desafios e as grandes distâncias -, principalmente nas conversas que participei com as coordenações e catequistas. Percebi a devoção e a seriedade com que conduzem a comunidade”.
Padre Miguel reconhece que haverá dificuldades em sua missão, mas revela não ter medo. “Sei que existem desafios, já que a cultura e os costumes são diferentes e que a distância de nossos amigos e familiares pesam com o tempo. Mas a presença de Deus, que nos impulsiona pelos momentos de oração e pelos sinais que deixa no cotidiano, a acolhida e apreço do povo pelo nosso ministério, a riqueza de descobrir e conhecer novos lugares e as pessoas, isso tudo enche meu coração de alegria e boas expectativas”, finalizou.
Com a chegada de Padre Miguel a Óbidos, o Padre Jorge Luis Duarte, que trabalhou na Paróquia são Martinho de Lima por seis meses, retornará à Arquidiocese de Juiz de Fora nos primeiros dias de março.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450