Padre Luiz Alberto Duque Lima comemora 60 anos de ordenação sacerdotal

0

O Padre Luiz Alberto Duque Lima festeja seus 60 anos de ordenação sacerdotal. Nascido em 18 de outubro de 1935, em Santa Bárbara do Monte Verde (MG), ele foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1959.

Para celebrar a data e todos esses anos de dedicação à Igreja, uma Missa em ação de graças será celebrada nesta terça-feira (17) às 19h30, na Matriz de Santo Antônio, da cidade de Ewbank da Câmara (MG), última paróquia em que Padre Luiz atuou antes de completar 75 anos e se tornar emérito. A celebração será presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, concelebrada por padres convidados.

Para Padre Luiz Duque a data é especial e cada ano deve ser de gratidão a Deus. “As pessoas devem estar sempre em ação de graças, cada ano que passa, por todos os bens que Deus nos concede. Os padres também agradecem, de modo especial, seu sacerdócio a graça do sacramento da ordem. A gente agradece a Deus por alcançar essa data, para a glória de Deus, adorando, bendizendo e agradecendo essa graça especial.”

São 60 anos de serviço e contribuição para a evangelização e propagação da Palavra de Deus. “ (Fui) Padre cooperador e pároco em 10 paróquias, de modo que, a gente fica feliz que o Senhor nos concedeu essa graça e perseverança nesse serviço de oração e evangelização durante 60 anos que eu fui ordenado padre.”

Padre Luiz Duque iniciou sua formação vocacional entrando para o Seminário Menor em Juiz de Fora em 1952. Já em 1954, entrou para o Seminário Maior São José da cidade de Mariana (MG), onde cursou Filosofia e Teologia.

Como sacerdote passou pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Rio Novo (MG) em 1960, também pela Paróquia Sant’Ana de Belmiro Braga (MG) de 1961 a 1969. Em Juiz de Fora, atuou na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de 1969 a 1976; assim como na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de 1976 a 1991. Foi administrador paroquial na Paróquia Cristo Rei, de 1993 ao ano 2000, além de vigário paroquial da Catedral Metropolitana, em 2001. Serviu também na Paróquia São Vicente de Paulo, da cidade de Coronel Pacheco (MG), em 2002. E por fim, trabalhou na Paróquia Santo Antônio, de Ewbank da Câmara (MG) de 2003 a 2009, mesmo ano que celebrou o jubileu de ouro sacerdotal, seus 50 anos de vida dedicados à Igreja.

Atualmente, aos 84 anos, Padre Luiz Duque reside no Lar Sacerdotal em Juiz de Fora.

 

Fonte: Site da Rádio Catedral de Juiz de Fora

Conteúdo Relacionado
X