Padre Leonardo Pinheiro é o novo Pároco da Paróquia São Mateus

Na sexta-feira, 21 de julho, o Padre Leonardo José de Souza Pinheiro foi empossado pároco da Paróquia São Mateus, em Juiz de Fora, durante Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A Eucaristia, que foi abrilhantada pela presença do Coral São Mateus, foi concelebrada pelo Vigário Forâneo da Forania Santo Antônio, Padre Alessandro de Melo, pelos vigários paroquiais, padres Márcio Vieira Martins e Tarcísio Mariano Lopes, e por outros sacerdotes do clero arquidiocesano.

Padre Geraldo Dondici Vieira, que se despedia da paróquia depois de seis anos de trabalho, também estava presente. A ele, Dom Gil agradeceu pela dedicação. “Padre Dondici conquistou esse povo pelo seu jeito de ser, pela sua palavra fácil, pela sua sabedoria, pelo seu conhecimento bíblico. Ele foi um pároco admirável; posso usar essa expressão, que é atribuída inclusive a São João Maria Vianney.”

Sobre o novo pároco, o Arcebispo apontou a expectativa de que dê continuidade ao trabalho que vinha sendo feito na paróquia, que, por estar localizada em um centro urbano, tem aspectos positivos, mas, também, desafios. O Pastor Arquidiocesano ainda ressaltou algumas das qualidades de Padre Leonardo. “É um padre que tem a sua história de muita dedicação à Igreja, de muita entrega. A CNBB nos pediu para ele trabalhar no setor de Liturgia, nós o cedemos, ele ficou lá cinco anos; portanto, mostra também a sua disponibilidade de servir a Deus na Igreja, onde a Igreja dele precisar.”

Padre Leonardo Pinheiro retornou definitivamente à Arquidiocese de Juiz de Fora neste ano, depois de atuar como Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), função para a qual foi escolhido em 2017. Ele também foi nomeado, em 2019, Assessor da Comissão Especial para a Causa dos Santos. Nos últimos meses, concomitantemente com as formações que ministrava sobre a nova tradução do Missal Romano, vinha trabalhando como vigário paroquial na própria Paróquia São Mateus, onde auxiliou durante a pandemia da Covid-19. “A palavra que é muito forte, sobretudo no contexto da Igreja atual, é sinodalidade: o espírito de caminhar juntos, o espírito de que é uma missão que assumimos como irmãos, todos os sacerdotes, unidos a nosso pastor, Dom Gil. Então, rendo graças a Deus por este momento, confiando muito, como sempre fiz, em todos os lugares por onde passei, na proteção materna de Nossa Senhora, a mãe dos sacerdotes”, apontou o padre.

O sacerdote ainda contou que a Paróquia São Mateus está presente há muito tempo em sua história. “No meu último ano de Seminário eu fiz a Pastoral aqui, meus primeiros meses de diácono eu realizei aqui. Posso dizer que é uma paróquia que, em parte, eu conheço, mas, pela sua riqueza espiritual, pelas várias atividades e pelo ‘mundo de coisas’ que aqui acontece, é necessário ainda conhecer muito, sobretudo nesse contexto urbano desafiador da nossa Arquidiocese. A primeira atitude é a da escuta, de observar.”

Padre Leonardo ressaltou o espírito com que assume a nova missão. “Nós temos uma riqueza enorme que é o evangelho de Jesus Cristo, que já foi anunciado por tantos na história dessa paróquia. E eu venho com muita simplicidade para ser mais um para insistir na pessoa de Jesus, naquilo que Ele oferece para nós, que é a vida, e vida em abundância, como São Mateus, o grande evangelista, anunciou para os povos da época e continua a anunciar para nós hoje.”

Durante o rito de posse, realizado após a proclamação do Evangelho, o novo pároco fez a Profissão de Fé, a Renovação das Promessas Sacerdotais e o Juramento de Fidelidade. Em seguida, recebeu, das mãos de Dom Gil, as chaves da igreja e do Sacrário, os Santos Óleos, os livros paroquiais e a estola roxa. Após a Missa, Padre Leonardo convidou todos os presentes para uma confraternização no salão paroquial.

Outras comemorações

A noite de sexta-feira (21) também foi marcada pela inauguração da Capela-confessionário Sagrada Face e Santa Verônica e da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ambas localizadas no estacionamento da Igreja São Mateus. A bênção dada por Dom Gil Antônio Moreira às últimas duas obras feitas por Padre Dondici foi acompanhada por dezenas de paroquianos.

A Celebração Eucarística ainda recordou as Bodas de Ouro do Diácono Permanente Luiz Antônio da Cunha e sua esposa, Celi. Ao final da Missa, o casal renovou suas promessas matrimoniais e recebeu, de Dom Gil, uma bênção especial.

Clique aqui e confira mais fotos.