Padre juiz-forano envia relatos da Semana Santa na Amazônia

0

Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Santa foi vivenciada de forma diferente pelos fiéis, que tiveram que participar de grande parte das atividades à distância. Esta realidade imposta pela pandemia da Covid-19 se espalhou por todo o país e as dificuldades deste tempo também foram sentidas na Região Amazônica.

O Padre Leonardo Loures, sacerdote juiz-forano que é responsável pela Paróquia São Martinho de Limas, em Óbidos, no Pará, enviou um relato da programação realizada junto às comunidades paroquiais. “Na defesa da vida e na luta contra o Covid-19, a paróquia realizou uma Semana Santa totalmente diferenciada, mas sem perder a centralidade da Semana Maior de nossa Igreja. As atividades aconteceram seguindo às orientações e normas do Poder Público e da Diocese, explorando os meios de comunicação e utilizando a criatividade que nos pede o evangelho neste tempo”, ressaltou.

Na paróquia do norte do país, a abertura da Semana Santa se deu com a celebração do Domingo de Ramos, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém. Nessa ocasião, como poucas pessoas puderam participar da Missa, Jesus Sacramentado foi ao encontro dos paroquianos, abençoando as comunidades da cidade e da Vila União Curumu. “Este foi um momento forte e marcante do encontro de Jesus Eucarístico com tantos doentes e idosos”, apontou Padre Leonardo.

Durante a semana, foi realizada a meditação das Setes Dores de Nossa Senhora, assim como o Sacramento da Reconciliação. Este foi promovido junto aos idosos e enfermos, de maneira presencial, em suas casas, e com os demais, de forma comunitária, em duas celebrações. A tradicional Via-Sacra dos Jovens também aconteceu, mas em forma de live, contando com uma grande participação virtual.

O sacerdote juiz-forano contou que o Tríduo Pascal aconteceu nas comunidades da cidade e também do interior. “A grande Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa, na Matriz, aconteceram no cliper, por ser um espaço mais amplo e ventilado, possibilitando uma maior participação dos fiéis. No Domingo de Páscoa, a paróquia ainda acolheu, em uma de suas comunidades do interior, a ‘Missão Amor que Cura’, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus”, finalizou.

*Fotos e informações: Padre Leonardo Loures

Conteúdo Relacionado
X