Padre integra projeto de atendimento psicológico a gestantes

*Imagem de Pexels por Pixabay
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A turma do 5° período de Psicologia do Centro Universitário UniAcademia iniciará, no próximo mês, um trabalho de suporte e acolhimento às mulheres gestantes. Será um espaço de escuta, apoio e partilha, de forma 100% on-line, supervisionado por uma psicóloga.

O Padre Alessandro de Melo, atual Administrador da Paróquia Santíssima Trindade de Descoberto (MG), é um dos quatro alunos que prestarão auxílio às participantes do projeto, que terá duração de cerca de nove semanas. “Nesse momento de pandemia, precisamos de iniciativas como esta. As gestantes merecem todo o suporte para bem viver esse momento especial”, ressalta o sacerdote.

A iniciativa, desenvolvida através da disciplina “Estágio Supervisionado II”, é vinculado ao Departamento de Saúde da Mulher do município de Juiz de Fora e conta, além dos acadêmicos e da supervisora, com uma equipe de enfermagem e de assistentes sociais. “É um projeto de psicoeducação e acolhimento em saúde em que a gente receberá as demandas das participantes do grupo, desenvolvendo-as a partir da escuta e das situações que vão perpassar este momento da gestação, que é carregado de muita ansiedade e estresse”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da UniAcademia, Adriana Sperandio Ventura Pereira de Castro. “A gestação já é um período carregado dessas ansiedades que são naturais do período e elas se tornam um pouco mais amplificadas em função do risco que se corre em passar num período pandêmico”, completa a psicóloga, apontando ainda a ausência da rede de apoio psicossocial da família neste momento de isolamento.

Para fazer parte do grupo de apoio, apelidado “Coração Materno”, as grávidas interessadas devem preencher formulário on-line. Depois disso, serão contatadas pelos estagiários que compõem o projeto. Outras informações estão disponíveis no perfil do Instagram @grupocoracaomaterno.

Veja Também