Padre Dondici toma posse nas paróquias Nossa Senhora das Estradas e São Sebastião, em Juiz de Fora

O Padre Geraldo Dondici Vieira iniciou, no último final de semana, duas novas missões: no sábado (22), o sacerdote tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Estradas, no Bairro Igrejinha; no dia seguinte, foi apresentado como o novo administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, no Barreira do Triunfo. Ambas as celebrações, realizadas nas respectivas matrizes paroquiais, foram presididas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

*Padre Dondici durante a Missa de posse na Matriz Nossa Senhora da Piedade, em Igrejinha

A experiência de Padre Dondici, que em dezembro deste ano completa 40 anos de sacerdócio, sucederá, em ambas as paróquias, a juventude dos padres Emerson de Assis Braz e Fernando Augusto Martins da Silva. Os jovens presbíteros iniciaram o trabalho nas paróquias-irmãs em 2019. “Esses dois padres, Emerson e Fernando, deixaram um exemplo de dedicação invejável. Trabalharam muito na parte pastoral, na parte espiritual e também na parte administrativa. Quero agradecer e pedir a bênção de Deus para eles, que vão estudar em Roma agora para que possam servir à Igreja de Juiz de Fora com mais dedicação ainda quando de lá voltarem”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano.

“Padre Dondici já tem uma folha de serviços à Igreja muito importante e é um modelo de padre, no sentido em que é totalmente dedicado e desapegado de todas as coisas. Ele vai servir a essas duas paróquias agora, e eu tenho certeza que vai deixar também uma grande bênção para todo este povo”, completou Dom Gil. Durante ambas as posses, o Pastor Arquidiocesano fez questão de contar aos paroquianos que foi opção de Padre Dondici trabalhar em comunidades localizadas na periferia da cidade. “Agradeço a Deus por esse espírito sacerdotal tão evidente, tão explícito”, pontuou.

Padre Geraldo Dondici, por sua vez, recordou o período em que atuou em comunidades da Zona Norte de Juiz de Fora. “Trabalhei dez anos aqui e naquele tempo era uma equipe missionária maravilhosa, com Dom Walmor, com Dom João Justino, com Dom Eduardo, com Padre Sávio e muitos outros padres e seminaristas. Era um tempo maravilhoso, era quase que desbravar aqui: muitas das comunidades que hoje existem nós começamos naquela hora, então para mim é muito tranquilo”, afirmou.

*Em ambas as posses, Padre Dondici fez a Profissão de Fé, a Renovação das Promessas Sacerdotais e o Juramento de Fidelidade. Em seguida, recebeu símbolos do ministério que iniciava

O sacerdote justificou a escolha que fez. “Eu estava há 25 anos ao redor da [Avenida] Rio Branco e pensei que era a hora de fazer um outro trabalho, até porque em São Mateus era necessária essa mudança. Três dos seis párocos de São Mateus tinham falecido lá, então é bom para o povo também. Os padres Fernando e Emerson fizeram um trabalho maravilhoso, está tudo organizado, todo mundo alegre, então é muito bom poder continuar um trabalho. Eu nem terei condição de responder à altura deles, porque são jovens, mas estou aqui.”

Nas missões que terá nas paróquias Nossa Senhora das Estradas e São Sebastião, Padre Dondici será auxiliado pelo Padre Paulo Cesar Machado. Ele pertence à Diocese de Nova Iguaçu (RJ) e está em uso de ordens na Arquidiocese de Juiz de Fora, onde cuida de seus pais.

Clique aqui e confira as fotos da Missa de posse na Paróquia Nossa Senhora das Estradas e aqui para ver as imagens da celebração na Paróquia São Sebastião.