Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, da Diocese de São João del-Rei, é o novo subsecretário adjunto geral da CNBB

Sucede o Padre Antônio Silva da Paixão, o padre Nequinho, na Subsecretaria Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, da diocese mineira de São João del-Rei. Ele era o vigário geral da sua diocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Prados (MG).

Padre Dirceu nasceu em Barroso (MG), cursou Filosofia e Teologia em Juiz de Fora (MG). Coordenou a Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2 da CNBB e, por 12 anos, foi vigário geral da Diocese de São João del-Rei. Ultimamente, antes da nomeação de dom José Eudes, padre Dirceu também foi administrador diocesano.

“Sinto-me desafiado e grato pela confiança em mim depositada por parte da presidência, dom Walmor. Trata-se de uma missão nova, completamente nova e conto com a graça de Deus para que eu possa oferecer minha contribuição para uma entidade tão importante como a CNBB”, disse.

O novo subsecretário-geral disse ainda que está disponível para realizar a primeira parte de um serviço que se presta na companhia de outras pessoas, que é o de “conhecer a dinâmica das coisas”.

Clique aqui e confira o pronunciamento de Padre Dirceu após a nomeação.

Subsecretaria-geral

No Estatuto da Conferência, art. 240, encontra-se a seguinte afirmação: “segundo plano de organização do Secretariado Geral, o Secretário Geral repartirá responsabilidades e tarefas específicas com os Subsecretários Adjuntos e o Ecônomo e com eles conferirá, com frequência, sobre o tudo o que se refere ao Secretariado Geral e à sede da CNBB”.

Subsecretário anterior

Padre Nequinho retornou à Arquidiocese de Mariana (MG), depois uma década de serviços prestados à CNBB. Ele foi para Brasília, em 2009, e foi secretário-executivo do Instituto Nacional de Pastoral (INP), organismo ligado ao Secretariado da Conferência que organiza estudos, palestras e seminários em todo o país. Em março de 2010, a convite de dom Dimas Lara – na época secretário-geral da CNBB – padre Nequinho assumiu a subsecretaria-geral, cargo que ocupou até maio deste ano.

*Fonte: Site da CNBB