Padre da Arquidiocese de Juiz de Fora participa de formação para Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Leste 2

*Foto: Site do Regional Leste 2 da CNBB
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Aconteceu, entre os dias 6 a 9 de maio, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, o Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2. O evento reuniu os coordenadores de pastoral das diversas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais, oferecendo momentos de reflexão, partilha e formação para os participantes. O Padre João Carlos Ventura de Oliveira, Secretário da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Juiz de Fora, representou nossa Igreja Particular.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de participar mais uma vez do Encontro dos Coordenadores de Pastoral, pois além da boa e necessária fraternidade sacerdotal que vivenciamos, torna-se um momento propício de encorajamento na missão que nos foi confiada”, afirmou Padre João Carlos em postagem feita pelo Regional nas redes sociais.

Os dias de atividade se iniciavam com a Celebração da Santa Missa, seguida por momentos de troca de experiências. Durante esses momentos, os participantes compartilharam sobre a organização e funcionamento de cada (arqui)diocese, além de abordarem questões pessoais relevantes para o exercício de suas funções pastorais.

Além das partilhas, o encontro teve formações abrangentes, cobrindo temas diversos, como as atribuições do coordenador diocesano de pastoral, a organização da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do Regional, ministrado pelo Padre Rodrigo Souza da Silva, Secretário-Executivo do Regional Leste 2, e o Jubileu dos Peregrinos da Esperança. No último dia do evento, 9 de maio, o foco foi Sínodo sobre a Sinodalidade, ministrado pelo Padre Júlio César, que faz parte da equipe nacional para animação do Sínodo.

De acordo com relato da Coordenação Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, “o encontro foi um momento de formação e partilhas sobre a caminhada das (arqui)dioceses do Leste 2. Essas reflexões fortaleceram nossos vínculos e caminhada, alargando nossos horizontes para atuação pastoral.”

*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Veja Também