Organizações religiosas ajudam refugiados ucranianos

Protestos ucranianos na embaixada da Rússia em Londres/ Foto: Ehimetalor Akhere Unuabona, via Unsplash
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Várias organizações religiosas de todas as Igrejas cristãs presentes no continente europeu assinaram uma declaração conjunta nesta terça-feira (29), na qual apoiaram a aplicação da Diretiva de Proteção Temporária aos refugiados ucranianos e ofereceram propostas para a gestão desta emergência.

As organizações signatárias estão profundamente comprometidas com a salvaguarda da dignidade inviolável da pessoa humana criada à imagem de Deus.

Desde o início da guerra, as portas das paróquias e casas particulares e instituições estão abertas em toda a Europa. O apoio foi ampliado em larga escala para países que também fazem fronteira com a Ucrânia.

Europa pode ser uma campeã da proteção dos refugiados

Mesmo com as atividades voluntárias, com as séries de medidas tomadas, a nível político e prático, para responder à emergência. O apoio e coordenação do Estado deve permanecer.

Os signatários apoiam a decisão do Conselho da União Europeia de ativar a Diretiva de Proteção Temporária (DTP) e de introduzir diretrizes operacionais para facilitar a travessia das fronteiras entre a União Europeia e a Ucrânia.

O conselho também se congratula com a mobilização e a flexibilidade do financiamento da União Europeia para atender às necessidades dos refugiados ucranianos, bem como com a adoção de uma abordagem pragmática para ajudar os refugiados.

As organizações apelam para as instituições dos vários Estados e para a União Europeia a fim de que a Diretiva de Proteção Temporária seja aplicada de forma harmonizada, coerente com seus princípios subjacentes e em todos os seus aspectos, incluindo assim os direitos dos refugiados.

Não negligenciar outros grupos de refugiados

A declaração faz sugestões sobre aspectos relevantes, tais como critérios para a redistribuição dos refugiados entre os países da União Europeia; a necessidade de atenção especial aos segmentos sociais de maior risco; a distribuição e acesso aos recursos alocados para a emergência; o apoio e acompanhamento de refugiados em alojamentos privados.

E por fim foi exigido um compromisso a estigmatizar todo e qualquer discurso de ódio contra cidadãos russos, distinguindo-os do regime agressor que desencadeou a guerra.

 Fonte: Site Canção Nova

Veja Também