Ordem Terceira do Carmo recebe Imagem Peregrina do Profeta Elias

0

No próximo sábado, 28 de maio, a Ordem Terceira do Carmo – Sodalício de Juiz de Fora/MG recebe a Imagem Peregrina do Profeta Elias. O santo, pai e inspirador da Ordem do Carmo, será homenageado com programação especial, que está sendo organizada pela congregação.

A imagem peregrina chega na Catedral Metropolitana no dia 28, às 16h30 e será recepcionada com hinos. Neste dia, haverá também Santa Missa, às 17h. A programação continua no domingo, dia 29, com celebração da Santa Missa, às 7h e Ladainha de Santo Elias, às 17h30. Já na segunda-feira, dia 30, a imagem segue para o Colégio do Carmo, localizado na Rua Dona Maria Helena, 112 – Santa Helena.

No dia 31, último dia da visita, a imagem do profeta Elias fica na Fraternidade Madre Margarida, que fica localizada na Rua Barão de São Marcelino, 771 – São Mateus. Na terça-feira, 1º de junho, a imagem seguirá para o Sodalício da Lapa, no Rio de Janeiro/RJ.

Vale destacar que, em 2016, a Ordem Terceira do Carmo está celebrando o Ano Eliano Missionário, com o tema “Levantar e andar com o Profeta Elias” (1º Reis 19,1-18).

Santo Elias, Profeta

*Fonte: www.paulinas.org.br

O Profeta Elias aparece na Sagrada Escritura como o homem que caminha sempre na presença de Deus e combate, inflamado de zelo, pelo culto do único e verdadeiro Deus. Reivindica os direitos divinos no desafio feito aos profetas do Monte Carmelo, goza no Horeb, da íntima experiência de Deus Vivo.

Segundo a tradição, os primeiros eremitas, que, no século XII, iniciaram a Vida monástica no Monte Carmelo em honra da Virgem Maria, voltaram-se para Elias, tomando-o exemplo da própria vida, juntamente com a Mãe de Deus. Na Igreja e no Carmelo que tenta redescobrir o seu carisma profético, Elias assume uma grande importância. Elias é aquele que, encontrando Deus, não o guarda para si, mas desce para comunicá-lo aos homens. É um dado certo que os Religiosos Carmelitas têm sua origem no Oriente e mais certamente no Monte Carmelo. Ao desaparecer em seu carro de fogo, fez repousar seu duplo Espírito sobre seu discípulo Eliseu e deixou sucessores após si.

Elias é uma fonte inspiradora, uma figura, um protótipo para os Carmelitas. O motivo de atração para todos aqueles que se sentem chamados a uma Vida de Oração e de intimidade com Deus, que se desdobra no Amor ao próximo. Locução: Sergio Ribeiro

Outras informações:
Catedral Metropolitana de Juiz de Fora: (32) 3250-0700
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X