Oficina de Canto Coral e Música Litúrgica está com inscrições abertas

*Foto: Arquidiocese de Aracaju

A Arquidiocese de Juiz de Fora oferece, de 12 de agosto a 3 de setembro, a Oficina de Canto Coral e Música Litúrgica. A formação, cujas aulas serão realizadas às segundas e terças-feiras na Catedral Metropolitana, possibilita aos participantes atuar na liturgia das paróquias.

O Padre João Francisco Batista da Silva, que é regente do Coral Arquidiocesano Benedictus, especializado em Regência Coral e Docência da Música e em Música Sacra, é um dos responsáveis pela aplicação da oficina. No período em que esteve em Roma, o sacerdote frequentou o Pontifício Instituto de Música Sacra do Vaticano.

Em entrevista à Rádio Catedral, o sacerdote falou sobre o objetivo de se promover essa formação. “É uma resposta para muitos pedidos de pessoas que querem ter uma formação musical par atuar na liturgia das suas paróquias. É uma oficina de canto, em que principalmente vamos estudar as propriedades da voz, vamos trabalhar um pouco de exercícios de técnica vocal; vamos estudar a leitura da partitura, teoria musical e também praticar o canto coral. O foco principal será na música litúrgica, porque às vezes a pessoa quer exercer o ministério da música, mas não tem muitos recursos, não sabe qual o tipo de canto usar na missa, quais momentos deve cantar, que tipo de música é apropriada para o momento certo”.

Padre João Francisco contará com o auxílio do Frei Ademir José Peixer, mestre em Composição pelo Pontifício Instituto de Música Sacra do Vaticano. Os interessados já podem se inscrever pelo telefone (32) 3211-3237 ou pessoalmente, na secretaria da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus. No local, também será possível ter informações sobre o valor da formação. O endereço é Praça Cardoso Sobrinho, 17 – Bairro de Lourdes.

A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora que sediará a a Oficina de Canto Coral e Música Litúrgica, fica na Rua Santo Antônio, 1201, no Centro.

*Com informações do site da Rádio Catedral