“O dom do amor fraterno é a base do nosso ser cristão”, diz Papa

O Papa em audiência com uma delegação da Comunidade das Bem-aventuranças /Foto: Vatican Media

Na manhã desta segunda-feira (17), o Papa Francisco recebeu uma unidade da Comunidade das Bem-aventuranças – fundada para servir aos mais necessitados por meio da experiência de Pentecostes. A audiência foi realizada por ocasião do 50º aniversário de fundação da comunidade.

Em seu discurso, o Santo Padre declarou que o carisma dessa comunidade foi impulsionado pelo movimento da Renovação Carismática Católica e é um dom para a Igreja e o mundo. “A dimensão escatológica permite que através do louvor transpareça a beleza da liturgia, do canto e da vida fraterna, que o Reino de Deus já está presente entre nós,” afirmou.

Experiência de Pentecostes

Prosseguindo, Francisco explicou como a experiência de Pentecostes constitui o centro da vida espiritual dos representantes do grupo. Essa vivência se dá especialmente por meio da celebração diária da Eucaristia, na adoração ao Santíssimo Sacramento e na vida de oração contínua.

“Esta vida de oração é a fonte da sua comunhão fraterna, que se inspira na fonte trinitária e permite a cada um realizar-se na sua vocação específica”, assinalou o Pontífice.

A serviço dos mais necessitados

Ao falar sobre o apostolado da comunidade, o Papa indicou como a liturgia celebrada atrai muitas pessoas para tempos de retiro, o que possibilita testemunhar essa fraternidade. Também citou os projetos humanitários nos países em desenvolvimento, como o acolhimento de menores em dificuldade, assistência a crianças desnutridas ou deficientes, ajuda a famílias desfavorecidas e mães solteiras, distribuição de refeições e assistência médica.

“Tudo isto é motivo de ação de graças a Deus, especialmente pelo seu compromisso a serviço das pessoas mais frágeis e marginalizadas numa sociedade poluída pela cultura do descarte. […] É importante que aqueles que sofrem e se sentem sozinhos encontrem lugares onde possam ser acolhidos e ouvidos, e vocês dão a sua contribuição com generosamente”, ressaltou.

Fraternidade: ir ao encontro

O Santo Padre também recordou as missões realizadas pela comunidade nas férias e os encontros internacionais realizados em Lourdes e Lisieux. Para ele, essas são “ocasiões importantes de renovação espiritual que oferecem a oportunidade de partilhar experiências com cristãos de todo o mundo”.

Por fim, Francisco agradeceu a todos pelo serviço que prestam à Igreja e ao mundo. O convite à comunidade é para encarnar “o dom do amor fraterno, que é a base do nosso ser cristão. Eis a força da vida consagrada: a partilha da vida fraterna, a oração e o serviço ao próximo”.

Fonte: Site da Canção Nova