Arquidiocese ordena novo presbítero neste sábado em Coronel Pacheco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Neste sábado, 26 de março, o Diácono Transitório Rafael Coelho Nascimento será ordenado presbítero. A cerimônia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, será realizada em Coronel Pacheco (MG), cidade-natal do ordenando.

Rafael Coelho Nascimento amadureceu sua trajetória vocacional dentro do Seminário Santo Antônio. Boa parte do percurso com o Padre Robert César Teixeira, ordenado no sábado passado (19). Na preparação para a Ordenação Presbiteral, eles fizeram juntos um retiro espiritual, realizado entre os dias 7 e 11 de março na Casa de Encontros Sagrado Coração. “Foi uma grande graça, acalmou nosso coração. [Foi] um tempo de consolo, descanso. Nós aproveitamos para receber de Deus os direcionamentos para esse dia. Padre Savio nos ajudou nos conduziu e o próprio Deus falou em nosso coração para vivenciar bem esses dias, para que entendamos a presença de Deus no simples”, relatou o diácono.

Além do retiro, Rafael também realizou um tríduo preparatório em sua cidade natal. Neste terceiro e último dia (25) quem presidirá a celebração é o Pe. Eder Luiz Pereira, pároco da paróquia onde Rafael seguirá atuando após o dia de amanhã. Em entrevista, o futuro sacerdote contou que tem sido dias de uma mistura de sentimento: ansiedade, alegria e entusiasmo. “O coração bate mais acelerado. O desafio é que ele possa também bater no compasso de Jesus, para que esta consagração definitiva ao sacramento que irei receber possa ser segundo a vontade dEle”.

A respeito tempo que se encerra, o tempo do diaconato, ele testemunhou que teve a oportunidade de efetivar o trabalho de um cuidado com os pobres na Paróquia São Miguel e Almas, trabalhando com afinco pelos mais necessitados. A exemplo disso, foi estabelecida a meta de arrecadação de alimentos. “Também foi feito um mapeamento para encontrarmos nas nossas comunidades pessoas que precisam não só de alimentos, mas de roupa, uma palavra, uma oportunidade de trabalho… Eu creio que essa é uma partilha edificante do tempo do diaconato como também o serviço aos jovens, a oportunidade de estar com eles, de escutar, de fazer com que eles acolham a palavra foi um tempo muito bom”.

Ele ainda frisou que a diaconia precisa permanecer dentro do interior dos sacerdotes. “Um padre que não serve fica um padre incompleto. Cristo serviu e se o padre é outro cristo ele precisa ser um servidor“.

Com o objetivo de iniciar amanhã, uma grande missão, de entrega por amor e no amor, o local escolhido foi a cidade onde cresceu sua fé. O futuro sacerdote explicou o motivo de sua alegria em ser ordenado em Coronel Pacheco. “A ordenação não é algo individual. Ela é de toda a Igreja, de toda a comunidade de fé. Acontecendo em Coronel Pacheco é confirmação da promessa de Deus, confirmação das orações de tantos e tantas que intercederam por mim, pelas vocações, e é confirmação também da vontade dEle na minha vida”.

Ele ainda contou que será o primeiro sacerdote pachequense que é ordenado na cidade. “Quando um jovem se coloca para ir para o Seminário são muitas tribulações, mas também há muita alegria e suporte, então ser o primeiro padre de coronel ordenado aqui é um misto de muita emoção e gratidão. Temos a oportunidade de fazer memória de tudo aquilo que Deus realizou em nossa vida, nossa caminhada e louvar e agradecer a ele”, acrescentou ele.

O futuro padre escolheu, como lema, o versículo 16 do II livro de Timóteo: “Reaviva o dom de Deus que há em ti!”. Ele a razão da escolha. “Reavivar o dom é necessário para que nós sermos missionários, ser um pastor segundo o coração de Deus, para acolher para amar, para fazer com as nossas paróquias sejam comunidades de fato, lugar do amor, da partilha da fraternidade. Por isso escolhi esse lema, porque entendo a minha vida como uma oportunidade de fazer com que o dom de Deus seja reavivado no coração das pessoas, não por mim, mas pela graça de Deus. Pois, quando permitimos que o Santo Espirito entre no nosso coração a nossa vida é mudada.”

A Ordenação Presbiteral acontecerá na Quadra de Esportes Josemar Placidino de Souza, no centro da cidade de Coronel Pacheco, a partir das 9h, e será transmitida pelo YouTube e Facebook da WebTV “A Voz Católica”.

Primeiras Missas

No dia seguinte, dia 27 de março, o recém-ordenado Padre Rafael Nascimento preside sua primeira Missa na Paróquia São Vicente de Paulo, sua comunidade de origem, às 8h. Mais tarde, às 19h, ele celebra missa na Paróquia São Miguel e Almas, de Santos Dumont (MG), onde será apresentado como Vigário Paroquial.

Veja Também