Novo bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP) é nomeado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 3 de agosto, o novo bispo da diocese de São João da Boa Vista (SP), vacante desde o dia 18 de março. Dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido da diocese de Almenara, em Minas Gerais, da qual está à frente desde outubro de 2013. Ele será o sexto bispo de São João da Boa Vista. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao prelado.

Trajetória

Nascido em 30 de maio de 1963, em Queiroz (SP), é filho de Sebastião Cabral e Anália Gomes Brandão. Estudou filosofia no Seminário São Fidelis, em Piracicaba (SP) e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi ordenado presbítero no dia 12 de março de 1993, em Cordeirópolis (SP).

Antes do episcopado, atuou como pároco, foi capelão hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Limeira (SP), em 1999. Também foi juiz auditor da Câmara Auxiliar da Diocese de Limeira (SP), em 2005, e, posteriormente, até ser nomeado bispo, serviu junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas (SP). Dom José Carlos também foi vigário episcopal da Região Pastoral Centro na diocese de Limeira; orientador espiritual dos estudantes de Teologia, no Seminário Maior São João Maria Vianey (1994 a 2003); e chanceler da Cúria de Limeira.

A nomeação episcopal para a diocese de Almenara foi no dia 19 de junho de 2013, e a ordenação em 15 de setembro do mesmo ano, em Americana (SP). Escolheu como lema “Ecce fillius tuus” (Jo 19,26). A posse como o quarto bispo da diocese mineira foi em 20 de outubro daquele ano.

No Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz parte do Conselho Fiscal até a presente data. Durante o ano de 2020, foi Administrador Apostólico da então vacante Diocese de Araçuaí (MG).

Fonte: Site da CNBB

Veja Também