Novenário em honra a Senhora Aparecida já começou no Maior Santuário Mariano do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) dá início, nesta segunda-feira, 3 de outubro, à programação da Novena e Festa da Padroeira 2022. Até o dia 12 de outubro, serão dias de homenagens, orações e reflexões em honra à Rainha do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A tradicional oração da novena será realizada de 3 a 11 de outubro, às 15h e às 19h, no Altar Central da Basílica. As cerimônias transcorrerão sempre conduzidas por um missionário redentorista, na parte da tarde, e por um arcebispo convidado, no período da noite. Os dois vice-presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Jaime Spengler e dom Mário Antônio da Silva, conduzirão o momento orante nos dias 8 e 11 de outubro, respectivamente.

Tema

Neste ano, a Novena tem como tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Ao longo da semana, serão abordados subtemas para a compreensão da motivação principal, como Igreja em comunhão, participação e união fraterna.

As reflexões da Novena da Padroeira deste ano estão em sintonia com o Sínodo 2021-2023, que convida toda a Igreja a refletir sobre a sinodalidade como jeito de ser Igreja, no caminhar juntos numa mesma direção.

Na manhã dessa segunda-feira, 3 de outubro, o missionário redentorista e diretor de produção e superintendente da TV Aparecida, padre Mauro Vilela, presidiu a celebração no Santuário e enfatizou a importância do tema da Novena deste ano:

“Queremos refletir um pedido do Papa Francisco para nós: trilhar um caminho sinodal, um ‘caminhar juntos’, participar juntos! Todos somos Igreja e que possamos continuar essa bela missão, por isso devemos apontar sugestões para continuar na estrada de Jesus. Por isso, com Maria, precisamos construir uma Igreja Missionária em direção as pessoas e sempre ao lado do povo, aos pobres, caídos, aos que precisam de uma palavra de esperança e de misericórdia”, destacou.

Gesto Concreto

Durante os nove dias, os devotos que participam presencialmente são convidados a realizar um gesto concreto, com a doação de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. Os itens arrecadados serão destinados a instituições beneficentes de Aparecida e região.

Confira a lista com os temas e bispos que irão conduzir a novena a cada dia:

  • 4/10 – Com Maria, construir uma Igreja-participação!
    Pregador: Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM)
  • 5/10 – Com Maria, construir uma Igreja-comunhão!
    Pregador: Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis (SC)
  • 6/10 – Com Maria, construir uma Igreja-missão!
    Pregador: Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, arcebispo de Teresina (PI)
  • 7/10 – Com Maria, construir uma Igreja de escuta, encontro e discernimento!
    Pregador: Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá e 2º vice-presidente da CNBB
  • 8/10 – Com Maria, construir uma Igreja de união fraterna!
    Pregador: Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE)
  • 9/10 – Com Maria, construir uma sociedade humana de justiça e de paz!
    Pregador: Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá (PR)
  • 10/10 – Com Maria, sob a força do Espírito, construir a amizade social
    Pregador: Dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu (SP)
  • 11/10 – Com Maria, a Igreja no Brasil renova seu ardor missionário!
    Pregador: Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e 1º vice-presidente da CNBB

 Dia da Padroeira

No dia 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, as festividades começam cedo, com a alvorada às 4h50. Ao todo, seis horários de celebrações eucarísticas estão programados, todos no Altar Central da Basílica.

Dentre estes horários, destacam-se a Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, às 9h; a Missa das Crianças, às 12h. E a Celebração de Encerramento da Festa, às 19h15, seguida de um show pirotécnico, acompanhado do pátio externo da igreja.

As festividades contarão com carreata e outras atividades, que serão retomadas após a suspensão nos anos anteriores, por conta da pandemia de Covid-19.

As celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e Portal A12), pela plataforma Aparecida ao Vivo, Aplicativo Aparecida e pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube).

A programação detalhada, com lista de itens do gesto concreto diário, músicas e hino do evento, além de fotos e outras notícias, está disponível em a12.com/padroeira.

Fonte: Sites A12 e CNBB

Veja Também