Novena em honra à Sagrada Face é realizada na Paróquia São Mateus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Em preparação à Quaresma, a Paróquia São Mateus tradicionalmente promove uma novena em honra à Sagrada Face de Jesus. Sua festa é celebrada na terça-feira de Carnaval, que neste ano será no dia 5 de março. A data refere-se à devoção ao Santo Sudário, pano de linho puro que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação.

Os encontros novenários serão realizados até o próximo dia 4, esse ano em dentro de todas as celebrações na Igreja São Mateus (você pode conferir nos horários de missas de todos os dias no link). Na terça-feira de Carnaval, haverá celebrações às 7h, 18h e às 19h, também na Matriz. Após a última celebração, haverá a reza do Ofício de Nossa Senhora.

Histórico da devoção

Sua origem sua a impressão milagrosa da face de Jesus no lenço de Verônica, o qual Verônica enxugou o rosto de Cristo. Esta relíquia santa se encontra em Manoppello na Itália, no Santuário do Santo Rosto. O papa emérito Bento XVI visitou o local e recomendou a todos contemplar e refletir o rosto de Cristo em suas vidas. “Todos procuramos o Rosto do Senhor, e é este o sentido de minha visita a Manoppello: Um rosto que juntos tentamos conhecer sempre melhor, e de que encontramos esta força de amor e de paz que nos mostra também o caminho de nossa vida”, afirmou ele.

Além disso, o santo Sudário fortaleceu bastante esta devoção.  E anos mais tarde, o testemunho e história de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face também ajudou a difundir tal costume.

O culto da Sagrada Face objetiva render à Face de Cristo, desfigurada na cruz, homenagens, reparar as blasfêmias e as violações dos dias santos, que O ultrajam de novo: enfim obter de Deus a conversação dos blasfemadores e dos profanadores dos dias santificados.

A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629 – São Mateus.

Fontes: Site Cleófas e Encontro com Cristo

Veja Também