Nova coordenação da Pastoral Carcerária de Minas Gerais é eleita

Registro da 25° Assembleia da Pastoral Carcerária

A 25° Assembleia da Pastoral Carcerária (PCr), no Regional Leste 2 CNBB, em Pouso Alegre, Minas Gerais, aconteceu nos dias 21 a 23 de abril. Neste encontro foi eleita a nova Coordenação Colegiada para o período de 2023 a 2025.

Durante os três dias de reunião algumas metas foram estabelecidas, como atuar em todos os presídios de Minas Gerais, inserir um assessor religioso e um coordenador leigo em todas as dioceses do regional e fortalecer o trabalho da PCr, investindo nas coordenações em todas as instâncias diocesanas.

Também foi decidido investir em mais agentes para a pastoral, se envolver com outras pastorais e paróquias, convidar bispos ou vigários episcopais para visitar e celebrar datas especiais nos presídios.

As dioceses que possuem diáconos permanentes devem buscar incluí-los, para auxiliar e fazer parte da Pastoral Carcerária.

A formação permanente de agentes deve continuar focando na formação bíblico/teológica e eclesial, além da formação a respeito das questões jurídicas e serviços sociais ligados à defesa de direitos.

As arquidioceses devem procurar seguir a metodologia da justiça restaurativa, a escuta pastoral e, no espírito da sinodalidade, caminhar juntos. Também é importante realizar momentos de espiritualidade com os agentes.

Seguindo o plano da PCr, é preciso dar atenção aos egressos, somando forças para abrir perspectivas novas de seu retorno às famílias e à sociedade, especialmente em relação ao emprego.

É necessário buscar conhecer as leis que regem o sistema carcerário, estar atento ao trabalho com instituições e organismos que podem ajudar na missão, sobretudo em relação à defesa de direitos e promoção da dignidade humana.

Estar sempre atento às famílias dos irmãos/as privados de liberdade, cuidando para que tenham seus direitos, como visitas aos familiares nos cárceres é essencial. Assim como dar atenção especial às mulheres privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Foi proposto que cada diocese tenha uma pessoa referente para a questão da mulher presa na coordenação.

Dentre os nomes da nova coordenação, estão os padres Marcelo Moreira Santiago e Welington Nascimento de Souza, que foram reeleitos e continuarão contribuindo para a pastoral na posição de assessores eclesiásticos. O Padre Welington também está à frente da PCr da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Conheça a coordenação colegiada:

Os eleitos

Assessores eclesiásticos