Na última quinta-feira, 26 de janeiro, aconteceu, de forma virtual, a primeira reunião da nova Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom). A equipe de 12 pessoas, que engloba os representantes das foranias, foi formada ao final do encontro da Pascom realizado em 5 de novembro de 2022, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Na ocasião, foram escolhidos a coordenadora, o vice-coordenador e a secretária.
O encontro contou com a participação do Vigário Episcopal para Comunicação, Padre Antônio Camilo de Paiva, e do Assessor da Pascom Arquidiocesana, Padre Rafael Coelho do Nascimento. Durante a videoconferência, os sacerdotes ministraram formações aos integrantes da coordenação. O primeiro foi Padre Camilo, que falou sobre o que é a Pascom, seu objetivo e eixos.
“Algumas Pascom’s estão bem no início, outras já estão há um tempo na caminhada, só que ainda falta uma real compreensão sobre qual o nosso papel dentro da Igreja. E como o objetivo deste ano de 2023 é implementar a Pascom em todas as paróquias da Arquidiocese, antes de a gente ir até as igrejas para conversar é preciso que nós saibamos o que é ser Pascom”, apontou a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, Jéssica de Souza, ao comentar a explanação do Vigário Episcopal.
Padre Rafael, por sua vez, fez uma reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), cujo tema é “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)”. “O ano passado fomos convidados à escuta ativa, escuta atenta, principalmente dos mais necessitados, à promoção do diálogo e promoção também deste encontro entre irmãos. Neste ano, o Papa nos convida a falar da Verdade, a falar de Jesus, a falar da Boa-Nova do Evangelho com o coração. Precisamos de uma comunicação carregada de afetividade; muito mais do que sentimentalismo, mas afeto, para que as pessoas também façam uma experiência de amor, uma experiência de encontro com Cristo”, resumiu o Assessor da Pascom Arquidiocesana.
Além disso, Padre Rafael destacou que esse encontro virtual foi o primeiro passo rumo à revitalização dessa importante pastoral. “É uma proposta, é um projeto do nosso Sínodo Arquidiocesano já sendo colocado em prática: reorganizar a Pastoral da Comunicação em nossa Arquidiocese de Juiz de Fora. Graças a Deus em muitas de nossas paróquias temos a presença de pessoas engajadas, membros da Pastoral da Comunicação que já exercem um trabalho muito bom. Mas é necessário nós caminharmos em comunhão, caminharmos em unidade. E os lugares onde ainda não tem a Pastoral da Comunicação, trabalharmos de uma maneira estratégica para a implantação.”
Para a próxima reunião, marcada para 25 de fevereiro, a missão dada aos coordenadores das foranias foi a de procurar saber, dentro de sua respectiva forania, quais paróquias não têm Pascom, e verificar com os Párocos se há viabilidade e interesse na implantação dessa pastoral. A partir dessas informações, a coordenação arquidiocesana poderá traçar diretrizes a fim de que a Pascom esteja presente no maior número de comunidades possível.