Nota de falecimento – Padre Rui Nunes Vale

Pe. Rui
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Com pesar, notificamos o falecimento do Padre Rui Nunes Vale, ocorrido no último domingo (1º). O sacerdote, que faria cem anos em 14 de agosto deste ano, estava hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis/GO e veio a falecer por conta de complicações no tratamento de um câncer de próstata.

Pe. Rui está sendo velado na Catedral de Anápolis, onde haverá missa de corpo presente às 16h. O sepultamento será às 17h, no cemitério da cidade. Até o início da tarde desta segunda-feira (2), o sacerdote foi velado em Petrolina de Goiás, cidade na qual iniciou seus trabalhos no estado.

Pe. Rui e a Arquidiocese de Juiz de Fora

*Colaboração: Arquivo Histórico Arquidiocesano

Padre Rui Nunes Vale nasceu em 25 de agosto de 1915 na Freguesia do Divino Espirito Santo do Piau, filho legítimo de João Nunes Valle e Sergina Sergio Valle. Ele foi batizado aos 26 de setembro de 1915 na Paróquia Divino Espírito Santo no município de Piau, pelo Padre Aristides Marques Rocha, sendo seus padrinhos, Raul Nunes Valle e D. Emillia de Macêdo. A crisma ocorreu por ocasião da visita do Exmo. Sr. Bispo D. Silvério Gomes Pimenta à paróquia de Conceição do Formoso, pertencente a Diocese de Mariana, no ano de 1921.

Padre Rui recebeu das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Justino José de Santana, na Igreja Catedral de Juiz de Fora, a Sagrada Tonsura, no dia oito de dezembro do ano de 1935; e as Sagradas Ordens de Subdiaconato e Diaconato, nos dias 8 e 18 de dezembro de 1937. A sua Ordenação Presbiteral ocorreu no dia 4 de dezembro de 1938, conforme consta na sua Carta de Ordenação.

No período inicial de sua vida de sacerdote, exerceu o cargo de Vigário Cooperador da Catedral de Juiz de Fora, a partir de 7 de janeiro de 1940. Durante vários anos foi um fiel colaborador do Bispo Diocesano Dom Justino José de Santana, como secretário do Bispado de Juiz de Fora e cuidou também do Arquivo Diocesano. No Seminário Santo Antônio foi presença constante e confortadora para todos, como Diretor Espiritual do mesmo.

Outras Informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

Veja Também