Nossa Senhora do Carmo é celebrada em 16 de julho

A Igreja Católica em todo o mundo celebra, no dia 16 de julho, Nossa Senhora do Carmo. A festa em honra a essa devoção de Maria é relacionada à Ordem Carmelita, congregação fundada pelos discípulos do profeta Elias recordando a visão de seu mestre no Monte Carmelo, quando reconheceu numa pequena nuvem a imagem da mãe de Jesus.

Não há como falar de Nossa Senhora do Carmo e não mencionar o escapulário. Foi a São Simão Stock, Superior Geral da Ordem dos Carmelitas que, aos 16 de julho de 1251, Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora que levam o nome de Nossa Senhora do Carmo prepararam programações especiais para homenageá-la. Atividades também foram preparadas pelo Sodalício da Ordem Terceira do Carmo (OTC) de Juiz de Fora e pelo Colégio do Carmo, que já iniciaram novena.

Confira as programações:

Sodalício da Ordem Terceira do Carmo – Catedral Metropolitana (Centro)
*A Catedral fica na Rua Santo Antônio, 1201 – Centro

Até 15 de julho – Novena em honra
7h – Missa na Catedral Metropolitana
*Em todos os dias da novena os membros da Ordem Terceira do Carmo estarão vendendo escapulários de plástico por R$1.

7h – Missa na Catedral, seguida de procissão até o salão paroquial

Colégio Nossa Senhora do Carmo – Bairro Santa Helena
*O colégio fica na Rua Dona Maria Helena Teixeira, 112 – Santa Helena

Até 15 de julho – Novena
19h – Novena e missa no Anfiteatro Ir. Clotilde

19h – Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira

Capela Nossa Senhora do Carmo – Bairro Granjas Apollo (pertencente à Paróquia São Pio X)
*A capela fica na Rua Marciano Pinto, 1996 – Granjas Apollo

De 11 a 13 de julho – Tríduo
19h30 – Missa
*No dia 13 de julho (sexta-feira), após o tríduo, haverá forró e funcionamento de barraquinhas.

20h – Forró
22h30 – Queima de fogos

Dia 15 de julho – Domingo
11h – Funcionamento de barraquinhas, televisão para assistir à final da Copa do Mundo e, em seguida, encontro sertanejo

Dia 16 de julho – Segunda-feira – Dia de Nossa Senhora do Carmo
19h – Procissão saindo do Condomínio Parque Verde em direção à capela, onde haverá missa festiva

Capela Nossa Senhora do Carmo – Bairro Jardim Natal (pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes)
*A capela fica na Rua Antônio Bernardo, 259 – Jardim Natal

De 13 a 15 de julho – Tríduo

Dia 13 de julho – Sexta-feira
19h30 – Celebração e bênção do Santíssimo

18h – Celebração e bênção do Santíssimo

Dia 15 de julho – Domingo
17h30 – Procissão saindo do Mercado Standa em direção à capela, onde haverá celebração e bênção do Santíssimo

6h – Terço Mariano
19h30 – Celebração e bênção do Santíssimo

*Haverá funcionamento de barraquinhas todos os dias após as celebrações.

Área Missionária Nossa Senhora do Carmo – Bairro Santo Antônio (pertencente à Paróquia Santo Antônio do Paraibuna)
*A comunidade fica na Rua Roque Falci, 170 – Santo Antônio

18h30 – Missa na comunidade
*Após a celebração, haverá funcionamento de barraquinhas.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450