Nossa Senhora das Dores é celebrada em paróquias da arquidiocese

No dia 15 de setembro, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora das Dores. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as paróquias que recebem o nome dessa devoção de Maria prepararam programações especiais e algumas delas já começaram a homenagear a padroeira.

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Bairro Grama

Nesta paróquia, as festividades em honra à Nossa Senhora das Dores se unem à lembrança dos dez anos de elevação comemorados em 2014. A programação será iniciada nesta sexta-feira (12), quando haverá oração do Santo Terço com o arcebispo emérito de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, às 19h. Logo após, às 19h30, haverá missa solene do Jubileu da paróquia.

A festa seguirá nos dias 13 e 14, com funcionamento de barracas e brinquedos na Matriz e missas, mas terá seu ponto alto na segunda-feira (15). Neste dia, haverá oração do Terço às 19h e, às 19h30, Setenário Perpétuo Solene com meditação das Sete Dores e bênção da água, dos objetos, da saúde e da família.

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Lima Duarte/MG

Em Lima Duarte/MG, a festa em honra a Nossa Senhora das Dores, cujo tema é “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, começou na última segunda-feira (8), com início do setenário. Os encontros, que irão até o próximo dia 14 (domingo), estão sendo realizados sempre às 19h, na Matriz, com a participação de padres convidados.

No domingo (14), além das missas de 10h e 19h – essa última com encerramento do setenário – haverá show de prêmios, às 15h, no pátio da Matriz. Os interessados em participar podem adquirir antecipadamente as cartelas por R$ 5, com direito a dez rodadas.

Na segunda-feira (15), dia em que é celebrada Nossa Senhora das Dores, a programação da manhã contará com alvorada, missa e carreata pelas ruas da cidade com a imagem da padroeira, saindo da Matriz, onde haverá bênção dos veículos. O carro que participar do cortejo e estiver melhor ornamentado ganhará um tanque de gasolina. Para concorrer, é necessário fazer a inscrição no escritório paroquial, contribuindo com R$ 2.

Para às 17h, está programada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora, que sairá da Matriz em direção à Capela Nossa Senhora do Rosário, no Centro, e retornando à Matriz, onde haverá missa. Em todos os dias da festa haverá funcionamento de barraquinhas e, dos dias 12 a 15, shows.

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Taruaçu (Distrito de São João Nepomuceno/MG)

Nesta paróquia, a festa em honra à padroeira começou no último sábado (6), quando foi dado início à novena. Até o próximo dia 11 (quinta-feira) e no dia 13 (sábado), os encontros serão realizados às 19h. Na sexta-feira (12), às 18h, haverá confissão e missa.

No domingo (14), às 16h30, será realizada a missa de Primeira Comunhão de crianças da paróquia, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. No dia 15 (segunda-feira), haverá adoração e bênção do Santíssimo Sacramento às 18h e, às 19h, missa.

Confira as programações completas:

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Bairro Grama

* A Matriz Nossa Senhora das Dores fica na Rua Rio de Janeiro, 10 – Grama

12 de setembro – sexta-feira

19h – Oração do Santo terço e acolhida ao arcebispo emérito Dom Eurico dos Santos veloso (a confirmar)

19h30 – Missa Solene do Jubileu de 10 anos de elevação à Paróquia.

13 de setembro – sábado

A partir das 16h – Funcionamento de barracas e brinquedos na Igreja Matriz.

14 de setembro – domingo

8h – missa na Capela Nossa Senhora Aparecida

9h30 e 19h – missas na Matriz

A partir das 16h – Funcionamento de barracas e brinquedos na Igreja Matriz.

15 de setembro – segunda-feira

19h – Oração do Santo terço, com o Apostolado da Oração

19h30 – Setenário Perpétuo Solene com meditação das Sete Dores

*Bênção da água, dos objetos, da saúde e da família