“Nossa Catedral é uma grande catequista silenciosa”, destacou Dom Gil em Catequese especial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde do último sábado (30), o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve na Catedral para oferecer uma Catequese especial para os catequizandos da própria Paróquia Santo Antônio e de outras comunidades próximas. Também puderam participar os catequistas e os pais que desejassem.

Na ocasião, o pastor arquidiocesano explicou o significado das pinturas artísticas da igreja. “Nossa Catedral é uma grande catequista silenciosa. Tivemos muitas perguntas das crianças e, então, pude passar a explicação de cada elemento artístico que está dentro da Catedral. Demos a elas a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre Jesus, Maria e a Igreja”, disse Dom Gil em entrevista.

A coordenadora da Catequese da Catedral, Luzia Helena Valle Fonseca, contou sobre a experiência que integrou todas as turmas. “Para essas crianças, daqui a dez, quinze anos, quando elas se tornarem adultas, serão as melhores lembranças que elas vão levar da Catequese”. E completou, dizendo sobre o seu sentimento com o templo. “Não existe apenas uma parte da Catedral que me encanta, mas sim a Catedral como um todo”.

Já para a mãe de duas catequizandas, Patrícia Fonseca Villar, foi um momento de muita emoção. “Foi aqui que eu conheci o meu marido e se iniciou nossa história de amor. Hoje, vendo minhas filhas nesta igreja, conhecendo, se encantando e se apaixonando cada vez mais, não só pela Igreja, mas pelo próprio Jesus, foi um momento muito especial mesmo, inesquecível”, descreveu, emocionada.

Olhares curiosos e ouvidos atentos

A catequizanda que fez o agradecimento pela presença do Arcebispo, Sofia Villar Paleta Guedes, falou sobre a Catequese diferente. “Achei muito legal essa apresentação. O que eu achei mais legal foi a explicação do Pelicano* e do Purgatório**”. Já para a catequizanda Nina Vasconcelos de Melo foi muito importante participar da formação. “A cada dia vou aprender mais sobre Jesus. E o que mais me interessou foi saber que a igreja é em formato de uma cruz”.

*Pio pelicano, piedoso pelicano: O pelicano é o símbolo do sacrifício e da doação, porque o animal “bica” o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhotes. Na Eucaristia, é Jesus Cristo, como Pão do Céu, da paz e a salvação da humanidade.

** Purgatório: local onde as almas dos que cometeram pecados leves acabam de purificar suas faltas, antes de ir para o paraíso (a pintura contém anjos levando as almas já purificadas para o céu e outras se purificando).

*Com informações e fotos do site da Catedral Metropolitana

Veja Também