“Nós fazemos uma vida religiosa que é confirmada pelos princípios da razão”, diz Arcebispo durante Semana Pedagógica

*Arcebispo participou da atividade virtual
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última sexta-feira, 11 de fevereiro, chegou ao fim a Semana Pedagógica que abriu o ano letivo no Centro Universitário UniAcademia. Diversas atividades on-line foram oferecidas para os estudantes de todos os cursos, entre eles, Filosofia e Teologia. Os seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio tiveram a possibilidade de participar da programação, encerrada com uma mesa-redonda com o tema “Compartilhando experiências: alunos e ex-alunos em uma roda de conversas”.

O momento foi conduzido pelo Coordenador do curso de Teologia, Padre Antônio Camilo de Paiva, e pela Coordenadora do curso de Filosofia, Profª. Regina Lúcia Praxedes de Meirelles. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fez questão de marcar presença no evento virtual e dar uma palavra aos futuros filósofos e teólogos.

“Este momento é muito interessante, porque nós temos que conceber a nossa escola, o nosso seminário, de uma maneira um pouco mais além daquilo que é qualquer outra faculdade, qualquer outro grupo de ensino que presta um bom serviço à sociedade. Nós fazemos uma faculdade que tem um aspecto de fé, não parte apenas do interesse científico”, pontuou o Arcebispo. “Nós não fazemos uma vida religiosa contrária à razão, pelo contrário; nós fazemos uma vida religiosa que é confirmada pelos princípios da razão. Esses dois aspectos têm que caminhar juntos, não podem caminhar separadamente”, completou.

Dom Gil falou ainda sobre o fato de os cursos de Filosofia e Teologia serem ministrados nas dependências de um seminário. “Quem estuda numa faculdade religiosa não faz apenas um exercício acadêmico, mas está em um espaço de fé, onde vai vivê-la, estudá-la e aprofundá-la. Nós somos alunos, nós somos professores, nós somos diretores que têm fé, que acreditam em um Deus único e verdadeiro, que acreditam na palavra de Cristo, que acreditam na interferência, na participação, na presença do Espírito Santo.”

O Arcebispo de Juiz de Fora ainda revelou sua satisfação com o ensino oferecido pelo local. “O que nós pretendemos é adequar cada vez mais o nosso Seminário Santo Antônio àquilo que a Igreja deseja, pretende e ensina. E eu estou vendo esse crescimento, essa preocupação de criar em nosso seminário um ambiente cada vez mais favorável à fé e à ciência filosófica e teológica.”

As aulas propriamente ditas começaram nesta segunda-feira (14) no Seminário Santo Antônio, de forma presencial.

Veja Também