Nomeação do Papa: cardeal Hollerich será relator-geral do Sínodo dos Bispos

Em foto de arquivo, o presidente da Comece em audiência com o Papa / Foto: Servizio Fotografico Vaticano

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira (8) o Cardeal Jean-Claude Hollerich, Arcebispo de Luxemburgo, como relator geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. Atualmente, o purpurado é presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia, a Comece. Agora, então, vai participar das reuniões do Conselho Ordinário em preparação à próxima assembleia que vai abordar o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Em outubro deste ano, o Papa dará início ao caminho sinodal de três anos que será articulado em três fases (diocesana, continental e universal), feito de consultas e discernimento, que culminará com a assembleia de outubro de 2023 em Roma. Esta é a primeira vez, na história desta instituição querida por Paulo VI em resposta ao desejo dos padres conciliares de manter viva a experiência colegial do Concílio Vaticano II, que um Sínodo começa descentralizado, a partir das Igrejas locais.

A biografia do Cardeal

Jean-Claude Hollerich nasceu em Differdange, Luxemburgo, em 9 de agosto de 1958. Ele entrou na Companhia de Jesus em 1981 e foi ordenado sacerdote em 1990. Professor universitário em várias universidades, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Luxemburgo em 12 de julho de 2011. Em 6 de outubro do mesmo ano ele recebeu a Ordenação Episcopal.

Em 2018 ele foi chamado para presidir a Comece e, em 1º de setembro de 2019, no Angelus, o Papa Francisco anunciou a sua criação como Cardeal no Consistório de 5 de outubro, tornando-se, assim, o primeiro Cardeal com origens em Luxemburgo.

Fonte: Site Vatican News