No terceiro dia do Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2, Arcebispo celebra Missa pelo dia do padre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No dia em que a Igreja celebra São João Maria Vianey, considerado o padroeiro dos sacerdotes, festejamos também o dia do padre. Em virtude da data, na última quarta-feira (4), o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa, na Catedral Metropolitana, dedicada aos padres.

Durante a homilia o Pastor falou da vida do santo do dia e explicou que seu modelo deve ser seguido por todos, modelo de humildade e de fé. Também falou mais diretamente aos sacerdotes, frisando a importância de eles cuidarem de sua vida de oração, assim como São João Maria, com dedicação, penitência, devoção a Maria e muita oração.

Ele contou ainda um fato muito conhecido da vida do padroeiro dos sacerdotes, quando um professor francês visitou a cidade de Ars e voltou silencioso. “Ele voltou dizendo: ‘Eu vi a Deus num homem’. Penso que essa é a esperança que Deus tem de nós, que a Igreja tem de um padre. Que sejamos capazes de transmitir Deus com nossa frágil pessoa humana. Que as pessoas possam ver a luz de Deus em nossa atitude e em nossa vida”, disse Dom Gil.

A Santa Missa também teve como intenção os 36 anos de sacerdócio do atual administrador paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima.

Em entrevista, o Arcebispo parabenizou e agradeceu todos presbíteros da Arquidiocese. “Rezei pelos padres da minha Arquidiocese. São padres bons, que estão sempre dispostos a fazer o melhor por Deus. sobretudo, no espírito sinodal, de caminhar juntos. Quero dar parabéns e rezar por eles. E dar os parabéns [também] ao Padre Anchieta e agradecer por sua dedicação, sua alegria de ser padre, nesses 36 anos”.

Além disso, a Eucaristia marcou a vivência do terceiro dia do Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com alguns padres da Arquidiocese concelebrando, Dom Gil fez questão de recordar a experiência do retiro, em diversos momentos da celebração. O evento reúne, virtualmente, mais de 1200 sacerdotes de dioceses e arquidioceses de todo o país.

Bastante satisfeito com o encontro, Dom Gil comentou como tem sido o retiro. “As pregações tem ajudado muito, a todos, a superar os problemas da pandemia e pós pandemia”.

O aniversariante da noite partilhou sobre a experiência ímpar vivida.  “Pela primeira vez, eu comemoro dentro de um retiro e na presença do Bispo. Juntos, estamos refletindo com o retiro sobre a teologia da crise diante da pandemia. O Cardeal José Tolentino deixa para nós uma mensagem muito bonita, nos ajudando a refletir sobre a crise, que é externa e interna”.

“É preciso que cada um procure trabalhar e dar um novo significado a sua crise, buscar sempre a Deus, buscar a vida de oração. Que esse momento possa significar, para mim e para mais de mil padres, um momento muito forte de renovação da fé, do ministério e da missão”, concluiu Pe. Anchieta.

O Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2 vai até a sexta-feira, 6 de agosto. Todo o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora participa da programação.

Veja Também