No primeiro dia do ano, Dom Gil preside Missa na Catedral

Foto: Reprodução Web TV A Voz Católica

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, celebrou no primeiro dia do ano, a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.

A Eucaristia na Catedral de Juiz de Fora foi concelebrada pelos cinco sacerdotes que trabalham na paróquia sede desta Igreja Particular: o Administrador, Padre José de Anchieta Moura Lima, e os Vigários Paroquiais, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, Luiz Carlos Vitório, Antônio Pereira Gaio e Danilo Celso de Castro. Auxiliou também no altar o Diácono Antônio Valentino da Silva Neto. Os fiéis puderam acompanhar a Missa de casa pela Rádio Catedral, pela Web TV a Voz Católica e pelas redes sociais.

Dom Gil iniciou sua homilia saudando a todos e falando da esperança que renasce com a chegada de um novo ano, trazida também pelo Menino Deus, Senhor da nossa vida. “Mais uma vez desejo a todos muitas bênçãos nesse novo ano que está começando cheio de esperança. O ano traz para nós sempre uma esperança, um tempo novo. A gente sabe que muitas coisas continuam sendo iguais, os perigos continuam, os cuidados devem ser os mesmos, mas a nossa esperança se renova quando começa um novo tempo. Essa esperança se renova porque temos confiança naquele que é o Senhor da vida, Senhor do tempo, do espaço que é Deus. Sem Ele nada, com Ele tudo, com Ele venceremos. Deus está sempre acima de todas as coisas.”

O dia 1º de janeiro é também o Dia Mundial da Paz. Em vista disso, Dom Gil falou sobre a data. “ No ano de 1967, o Papa Paulo VI quis dar a esse dia o título de Dia Mundial da Paz. Jesus é nossa paz. Com sua vida, pregações, milagres, morte, ressureição, Ele nos dá a sua paz. Por isso, recordemos que o dia principal do ano não é esse, mas sim o dia da Páscoa, e é para lá que nós vamos. No Natal começamos nossa caminhada para a Páscoa porque Jesus é nossa Páscoa e nossa paz. “

O Arcebispo de Juiz de Fora destacou ainda o desejo de paz em relação aos desafios da pandemia. “Todos nós queremos muita paz, em todos os sentidos. Nesse ano queremos rezar, especialmente, para que Nosso Senhor nos dê a paz, no campo da saúde, vencendo a pandemia. Nossa Senhora que é chamada também Senhora da Saúde, interceda também por cada um de nós, os nossos familiares, nos dê o alivio diante dos desafios da pandemia.”  Ele finalizou pedindo a intercessão da Virgem Maria. “Nossa Senhora que é chamada de rainha da paz, nos dê um ano pacifico, nos ajuda a amar sobretudo os mais sofredores e nunca dar qualquer espaço para o ódio. Fomos criados para a paz.”

Fonte: Site da Rádio Catedral de JF