Na última terça-feira (21), a Paróquia São Mateus esteve em festa celebrando o dia de seu padroeiro. Ao longo do dia ocorreram três missas festivas e, no início da noite, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, esteve no local para presidir a celebração de encerramento da festividade, momento em que jovens da paróquia receberam o Sacramento da Crisma.

O Padre Geraldo Dondici Vieira, pároco da Igreja São Mateus, falou da alegria do momento e pediu a benção do padroeiro local. “Hoje a nossa igreja recebe 17 novos apóstolos pelo sacramento da crisma. Que são Mateus interceda também por esses jovens que eles possam dar o sim a Deus e ajudar a igreja a crescer e espalhar a obra do evangelho”.
Durante a celebração Dom Gil falou sobre a vida do santo evangelista, explicando a importância de recordá-lo. “São Mateus foi publicano e foi convidado por cristo para ser apóstolo, e evangelista. Portanto, ele tem uma importância grande na história do cristianismo. A palavra central do evangelho de São Mateus, para mim, é a misericórdia. Ele viu que Deus usou de misericórdia para com ele, para chamá-lo para o apostolado, sinal de humildade”.
Durante a homilia, se dirigindo aos jovens, afirmou que os crismados devem estar dispostos a serem discípulos do Senhor e destacou a importância do Espírito Santo e de recebe-lo bem. “É como num celular. Se você não digita a senha, ele vai ser um objeto na sua mão, vale pouco. Mas, se você digita a senha, ele capta as ondas e põe você em contato com quem você quer. Assim também é o Espirito Santo. Você tem que dar uma senha para que ele possa agir no seu coração. Qual a senha? Primeiramente a fé. Segundo a senha do amor, não basta acreditar e eu preciso amar a Deus. Para amar é preciso a oração, tanto a oração pessoal, quando a oração litúrgica, participar da vida da comunidade. A última senha é a esperança, fazemos isso porque esperamos um dia estar no céu. Então, neste dia dê a senha que vocês têm aí no coração: a fé, a esperança e o amor.
A Eucaristia foi limitada aos familiares dos jovens, que se prepararam de maneira virtual devido ao isolamento social. Esta foi a primeira Crisma na paróquia desde o início da pandemia.
