Na tarde da última sexta-feira (7), a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na região central de Juiz de Fora, recebeu o Arcebispo Metropolitano para participar da festa de sua padroeira. Dom Gil Antônio Moreira presidiu a segunda Missa do dia ao lado do Padre Marcelo de Souza Magalhães, Pároco local.

Durante a celebração, os fiéis puderam ouvir sobre a importância da oração do Rosário. “A Igreja reza o rosário há mais de mil anos. A Igreja reza, contemplando o rosto de Cristo com os olhos de Maria. Por isso o terço é tão importante. São João Paulo II diz que o terço é oração que o salvou de muitas situações difíceis e complicadas”, disse Dom Gil, antes de pedir a todos para também rezarem.
Em entrevista, o Pastor Arquidiocesano seguiu explicando que esta devoção, a qual é Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens, é algo precioso para a igreja, com muitos escritos de Papas sobre o tema. “O terço, na verdade, é uma oração simples e profunda: simples porque todos podem rezá-lo, e profunda porque medita intensamente a vida de Cristo ao palpitar do coração de Maria. Por isso, essa celebração se reveste de grande importância para toda a nossa arquidiocese, que está encaminhada a Sinodal se preparando para um novo momento”.
Padre Marcelo contou que, desde o início da preparação da festa, ele só viu coisas bonitas. “Nós vamos agradecer mais uma vez esse momento tão bonito, tão abençoado para nós. Já vai fazer um mês que tem dez Capelinhas de Nossa Senhora do Rosário rodando no bairro. A aceitação e a procura tem sido muito grande, tanto é que continuará o mês de Nossa Senhora do Rosário até o final. Então é um momento de muita graça, de muitas bênçãos. Muitas casas, muitas famílias, muitos doentes estão recebendo essa capela. Muitos estão afervorando sua fé, reunindo a família”.
Ao final da celebração, crianças da catequese realizaram uma bela homenagem a Mãe de Deus e nossa, através da coroação. Entre sorrisos e palmas, olhares atentos estiveram fixados em Nossa do Rosário para agradecer por sua intercessão nos combates.
Um dos desafios que a paróquia tem entregado aos pés de Maria é reforma do telhado de sua Igreja Matriz. Padre Marcelo contou que a obra já foi iniciada, mas a campanha “Cobertos pelo amor de Maria” segue ocorrendo. “Eu continuo contando com a participação e colaboração de todos; seja no dízimo mensal, seja no carinho para as necessidades com da paróquia. Vamos ter que continuar contando com vocês. Essa festa com barraquinhas, de bolo, de pastel, de refrigerante, nos ajuda, mas muito pouco. Vamos ter que ter um compromisso fervoroso de todos aqueles que desejam fazer a sua participação ativa da reforma e restauração desse telhado”, afirmou ele.
Os interessados em ajudar na reforma podem fazer doações em dinheiro na conta corrente da paróquia, através de depósitos ou da chave PIX 21.606.025/0032-0. As contribuições ainda podem ser deixadas na secretaria paroquial de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Outras informações pelo telefone (32) 3216-7177.