No Dia da Pessoa com Deficiência, Catedral instala plataforma elevatória para facilitar acesso

0

Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, e celebrar as conquistas das pessoas com deficiência nos mais variados aspectos da vida.

No Brasil, a Igreja tem desenvolvido diversas iniciativas de acessibilidade, que garantem o direito à igualdade de oportunidades no âmbito eclesial. Há algumas décadas, Pastorais da Pessoa com Deficiência, movimentos e projetos têm sido implantados em diversas dioceses para garantir a participação daqueles que vivem com alguma limitação física ou mental.

Em Juiz de Fora, a Catedral Metropolitana concluiu nesta quinta (3), a instalação de uma plataforma elevatória para facilitar acesso de pessoas com deficiência às dependências da igreja.

O Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, contou que a aquisição foi um pedido do Ministério Público que, devido a pandemia, só está sendo concluído atualmente. “(É) uma plataforma elevatória para favorecer as pessoas que tem alguma necessidade especial na locomoção para chegar até nossa recepção, banheiros e salas. Queremos agradecer a todos que nos ajudaram a fazer mais esse gesto concreto e favorecer para que ninguém se sinta discriminado ao estar presente ao frequentar a Catedral”, explicou Padre Anchieta.

A plataforma elevatória foi instalada próxima à entrada da recepção da Catedral, coincidentemente na data que se comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “Uma data tão especial e justamente neste dia podemos oferecer um acesso universal. Deus seja louvado por isso!”, destacou o administrador paroquial. Segundo ele, em breve a plataforma estará em funcionamento.

Fonte: Site da Rádio Catedral de Juiz de Fora

Conteúdo Relacionado
X