No Dia da Bíblia, comunidade festeja cinquentenário da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus

0

Na manhã do último domingo, 30 de setembro, Dia da Bíblia, uma Celebração Eucarística marcou o encerramento das festividades em lembrança aos 50 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, localizada no Bairro de Lourdes, em Juiz de Fora. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo administrador paroquial, Padre Expedito Lopes de Castro.

Antes da celebração, os fiéis presentes rezaram o Ofício de Nossa Senhora e, em seguida, participaram de procissão que percorreu as ruas próximas à Igreja Matriz, levando consigo a imagem da padroeira da paróquia. O cortejo, segundo Dom Gil, representa a Igreja, “que é o povo de Deus a caminho” e também é um testemunho público da fé católica.

A Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus foi instalada em 15 de setembro de 1968, pelo primeiro arcebispo de nossa Igreja Particular, Dom Geraldo Maria de Morais Penido. Naquele ano, ele havia criado outras seis paróquias, imbuído pelas reformas propostas pelo Concílio Vaticano II.

O arcebispo metropolitano, Dom Gil, agradeceu o ato de Dom Geraldo e também aos padres e leigos que trabalharam e ainda atuam na paróquia. “Nós queremos elevar a Deus ação de graças por esses 50 anos de vida de Igreja, sempre em evolução aqui neste bairro, agradecer todo o benefício que foi feito pelos padres e leigos que durante esse cinquentenário puderam oferecer de si para a glória de Deus, para o crescimento da Igreja”.

As atividades em lembrança ao Jubileu de 50 anos começaram no último dia 22, com novena. Para Padre Expedito, que há sete anos e meio é o responsável pela paróquia, a festa foi também uma oportunidade para que ele agradecesse o apoio da comunidade local. “Eu, sempre que tenho a oportunidade, partilho com o pessoal da paróquia a grande alegria que tenho de estar aqui trabalhando com eles. O bairro não é grande, nós temos algumas comunidades, mas conseguimos fazer aqui um trabalho muito bom. Um povo simples, mas muito dedicado, alegre e acolhedor. Então, ter a oportunidade de estar aqui, trabalhando com esse povo, pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, é para mim, e para o meu sacerdócio, uma grande benção”.

A Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, composta por cinco comunidades, teve sua Matriz ampliada e reformada em 2009. Os próximos projetos dizem respeito às pinturas interna e externa do templo religioso e da casa paroquial.

Conteúdo Relacionado
X