No contexto de preparação para o Jubileu do Centenário, Arquidiocese de Juiz de Fora celebra Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil é celebrado desde o dia 20 de novembro de 2022. A iniciativa, que comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país, este ano é inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, e traz o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, o Ano Vocacional é lembrado no contexto da preparação para o Ano Mariano e o centenário de criação da Diocese, cujas festividades iniciam-se em 5 de fevereiro próximo e culminarão em 1º de fevereiro de 2024. Por isso, a Pastoral Vocacional Arquidiocesana organizou materiais e atividades que ajudam a nortear as celebrações desse tempo em nossas paróquias.

Um dos eventos que marcarão o Ano Vocacional e Mariano será uma peregrinação, por todas as paróquias, da imagem de Nossa Senhora Mãe da Igreja – a ser proclamada Patrona da Província Eclesiástica de Juiz de Fora – e da relíquia de santos que representam as vocações: São João Maria Vianney, vocação sacerdotal diocesana; São Pio de Pietrelcina e Santo Antônio, que contemplam a vocação sacerdotal e religiosa; Santa Dulce, a vocação religiosa feminina; São Luis e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha, a vocação matrimonial; enquanto a vocação leiga será representada pela Beata Mártir Isabel Cristina, jovem, leiga e vicentina.

“Por meio desta peregrinação queremos suscitar orações pelas vocações e a vivência da nossa própria vocação, de acordo com o estado de vida para o qual fomos chamados a servir, na santidade e condição de batizados, filhos amados de Deus que é Pai e é amor. Que Maria, Mãe da Igreja e de todas as vocações, e os santos sejam testemunhas do chamado de Deus para nossas paróquias, especialmente aos jovens”, conclama o subsídio preparado pela Pastoral Vocacional.

A partir deste Ano Vocacional, a equipe também propôs um dia arquidiocesano de oração pelas vocações. “Todo primeiro domingo do mês, nas missas, momentos orantes e na oração pessoal de cada fiel, queremos lembrar ao Senhor da messe que envie operários, suscitando especialmente nos jovens a resposta ao chamado amoroso de Deus para suas vidas”, aponta o documento arquidiocesano.

Além disso, foram distribuídos para as paróquias dois subsídios, um para adolescentes e jovens e outro para famílias. “Que nós possamos, neste ano, refletir principalmente a nossa vida, vida essa que contém um chamado de Deus, mas que também contém uma missão. Todos nós somos uma missão neste mundo, como diz o Papa Francisco”, afirmou o Padre Miguel Souza Lima Campos, Assessor da Pastoral Vocacional, em entrevista à Rádio Catedral 102,3 FM.

Outro evento pensado pela Pastoral foi o 2º Encontro Arquidiocesano de Coroinhas e Acólitos, marcado para o dia 20 de agosto de 2023, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, em Chácara (MG), a partir das 10h.