O Padre Luís Antônio Baldi Fávero lança, neste mês, seu quinto livro com recortes históricos do jornal “O Lampadário”, veículo de comunicação em que está relatada toda a história da Igreja Particular de Juiz de Fora de 1º de março de 1926 a 29 de dezembro de 1968. Desta vez, o objeto de pesquisa do sacerdote foi a Paróquia São Mateus, que em dezembro deste ano celebra 95 anos de fundação.
Segundo a introdução da obra, a paróquia da Zona Sul foi a segunda a ser criada na então Diocese de Juiz de Fora, tendo sido, porém, a primeira da cidade-sede. “Uma das coisas mais envolventes nesta pesquisa é descobrir que a história da Paróquia de São Mateus se complementa com a história do Monsenhor Gustavo Coimbra Freire e vice-versa, a ponto deste estar presente dentro da Igreja Matriz. Deixo aqui esta pequena contribuição como forma de despertar novas pesquisas e contribuições, sabendo que outras pesquisas no ‘O Lampadário’ foram feitas e outras estão sendo realizadas sobre algum aspecto da Igreja Particular de Juiz de Fora”, escreveu Padre Luisinho.
Na apresentação do livro, o atual Pároco da Paróquia São Mateus, Padre Geraldo Dondici Vieira, agradece os esforços do colega padre. “Os documentos apresentados, escavados com habilidade e maestria pelo pesquisador, laçam, uma vez mais, luzes na grandeza e na excepcionalidade do carisma sacerdotal do saudoso e querido Mons. Gustavo Coimbra Freire. […] Ao Padre Luis Antônio Baldi Fávero, o agradecimento de toda a paróquia de São Mateus. Deus abençoe imensamente esta admirável obra de pesquisa e de evangelização. Que estas lindas lembranças e marcantes paisagens do passado da paróquia de São Mateus animem a todos na missão, especialmente agora com a celebração do II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora.”
Os interessados podem reservar o livro até o dia 30 de novembro na secretaria da Paróquia São Mateus, através do (32) 3232-3154, ou presencialmente, na Rua São Mateus, 629 – São Mateus.