Mutirão de Comunicação já conta com mais de 2.600 inscritos; saiba como participar

As inscrições para o Mutirão de Comunicação iniciaram em novembro de 2020. De lá para cá, mais de 2.600 pessoas já se inscreveram para participar do maior evento de comunicação eclesial do país, que irá ocorrer nos dias 23 e 24 de julho de 2021.

Os interessados em participar do evento, que este ano será realizado de forma 100% online, poderão se inscrever no site do Mutirão até o dia 30 de junho. A expectativa, segundo a comissão organizadora, é a de que mais de 3 mil pessoas participem do evento.

Marcus Tulius, membro da comissão organizadora, disse que apesar do evento ser 100% online, a comissão se preocupou em garantir a mesma qualidade de um encontro presencial. “Estamos garantindo a qualidade das transmissões para que todos possam participar, acolhendo bem as conferências”, disse.

A expectativa para o evento, segundo ele, é muito positiva. “Desde que abrimos as inscrições, nós estamos sendo superados a cada dia com as pessoas querendo participar dessa edição, então estamos trabalhando para realizar um encontro que marque a vida da nossa Igreja e de nossos colaboradores nesse tempo de pandemia”, completou.

A temática

A construção do tema do Mutirão de Comunicação 2021 considerou a urgência de respostas efetivas aos desafios que as várias frentes hoje de defesa da dignidade e da liberdade humanas experimentam, em destaque na comunicação, e que se dão de variados modos nas mais distintas sociedades.

Com a inscrição “Por uma comunicação integral”, o tema se define, em primeiro lugar, como a inarredável defesa política e social de uma comunicação democrática, horizontalizada e responsável. “É um tema, mas também um lema, pois se coloca como um brado, um grito de inclusão dos que são marginalizados, impedidos de se manifestarem e de darem-se a conhecer em seus modos de ver e de dizer o mundo. Comunicação integral, também, na abertura que deve existir em relação ao outro; em uma postura verdadeiramente dialógica e na consideração das diferenças e do direito humano de todos a se comunicar”, disse o professor Mozahir Salomão, coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB.

Programação

A programação terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, às 16h45, com previsão de encerramento às 21h. Logo às 18h haverá a palestra magna “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, com a participação de Massimo di Felice. Já às 19h15 haverá a conferência “Comunicação para a paz em tempos de fake news e ultraconservadorismo”, com Magali Cunha. Às 20h, haverá um momento de interação com reflexões e diálogos com os participantes.

No sábado, dia 24, o Mutirão se estende de 8h30 às 18h. Às 9h haverá a conferência “Era do onlife: real e virtual se (com)fundem. Também na Igreja?”, com o palestrantes Paolo Benanti. Na sequência, Às 10h, a conferência “Retomar as rédeas do mundo: o humano-cristão nos novos ecossistemas à luz da Fratelli Tutti”, com o Norval Baitelo Jr.

Às 11h15 é a vez de uma mesa redonda sobre “ecologia das mídias e nas mídias católicas”, com a participação da Adriana Braga e do André Trigueiro. Às 13h30 haverá a conferência “Comunicação para o bem viver em tempo de máxima desigualdade”, com a Viviane Mosé.

Às 14h30 é a hora da conferência “Utopias do mundo integral”, com o Carlos Ferraro; já às 16h10 haverá a conferência “Comunicação integral: influenciadores ou influenciados?”, com a participação de Elizabeth Saad.

Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Clique aqui e conheça algumas das conferencistas.

*Fonte: Site da CNBB