Muticom Leste 2 reúne 200 participantes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Comissão para a Comunicação e Cultura, por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom), promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, o Muticom do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu na PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG) e teve como tema “A Comunicação como Estratégia para as Relações Humanas”.

A segunda edição do Muticom Leste 2 recebeu, aproximadamente, 200 participantes vindos de diversas (Arqui)Dioceses do Espírito Santo, Minas Gerais, também de São Paulo e Paraná. Seu objetivo foi propor reflexões sobre a comunicação feita de maneira mais humana e seu papel dentro das atividades dos agentes da Pascom e nas redes sociais. Tal temática foi bastante explorada ao longo do evento, reforçando a necessidade deste olhar e da espiritualidade.

O encontro levou os comunicadores a compartilhar suas vivências, anseios e dúvidas acerca de sua missão na Igreja, em especial em suas comunidades. Era possível notar aspiração por novos conhecimentos, ideias e técnicas para serem levadas aos seus trabalhos pastorais.

Na sexta-feira (18) as atividades foram abertas com uma Solenidade de Abertura, em que os principais envolvidos na organização do evento falaram da importância da comunicação para a Igreja e da satisfação em prover tal oportunidade de debater sobre esta temática. Na sequência, o Prof. Alan Domingues, da PUC Minas, fez a palestra de abertura sobre “Gestão Estratégica das Mídias Sociais”. Neste momento os agentes das Pascom tiveram contato com uma análise das redes sociais, novas estratégias e receberam dicas.

No sábado (19), segundo dia de Muticom, o dia começou com um momento de espiritualidade. Em seguida, uma palestra com o tema “A comunicação no ambiente virtual: pistas para a superação da violência nas redes sociais”, com a Profa. Ma. Belkys Moya que alertou a todos os episódios de violência que ocorrem nas redes, suas formas e apresentou soluções possíveis a serem tomadas nestes casos. Mais tarde, aconteceu a palestra “Estratégias e perspectivas pastorais na Comunicação Institucional”, com o Pe. Tiago Silva. Ele apresentou exemplos de práticas comunicacionais que auxiliam na realidade vista no cotidiano dos agentes pastorais e explicou a importância do uso de estratégia na comunicação. Além disso, ocorreram 12 oficinas sobre temas variados.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para a Pascom no Regional Leste 2 da CNBB, Dom Gil Antônio Moreira, esteve presente e com ele o Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, a jornalista Monalisa Lima e o seminarista Robert Teixera.

No encerramento do Muticom Leste 2, Dom Gil Antônio Moreira avaliou positivamente os conteúdos apresentados, como extremamente úteis na prática da comunicação pastoral e agradeceu a presença de todos. Uma oração do Pai Nosso foi feita, com o pedido de que todos voltassem para a casa guiados pelo Senhor.

Fonte: Regional Leste 2

Veja Também