Museu Mariano Procópio recebe benção do Arcebispo de Juiz de Fora

Fachada completa do Museu

Nesta semana, o Museu Mariano Procópio completa 101 anos. Em vista desta comemoração, na última segunda-feira (20), o Arcebispo de Juiz de Fora foi convidado para abençoar o local, que se encontra fechado para visitações há mais de dez anos.

O momento contou com a presença de funcionários, dos membros do Conselho dos Amigos do Museu, órgão guardião do local, e também da Diretora do Museu Mariano Procópio, Maria Lucia Horta Ludolf de Mello.

Para o Presidente do Conselho, Carlos Alberto Paleta Guedes, a celebração foi um momento muito importante. “ A vinda do Arcebispo traz uma segurança, uma luz, que somente a Igreja pode trazer. Nós sabemos que o Museu tem muitos desafios, como todo o aparado cultural no Brasil, mas acho que numa comemoração como está, um centenário com certo atraso – são 101 anos -, a vinda do representante da Igreja para dar sua benção, isso demonstra que nós podemos trazer algo mais, além do físico, também para o espiritual e a cultura também tem um lado espiritual que é muito importante”.

Na ocasião, Dom Gil, que também é membro do conselho, ressaltou a importância da arte e como a beleza reflete Deus. “Estamos pedindo para Deus a benção para que possa solucionar os problemas que aqui possam existir, que impedem que essa casa cumpra sua vocação. O que nós desejamos é que ela seja aberta na sua totalidade, para que possa receber os pesquisadores e visitadores que aqui vem aprender da história e da arte. Isso nos enriquece! Tudo isso pertence a Deus. Deus é que nos dá sabedoria, inteligência… Deus é que coloca certos dons no coração de uns que outros não tem. Tudo isso é reunido aqui como sinal do amor de Deus que permanece no nosso meio”, explicou o pastor.

Dom Gil e a Diretora durante “tour” pelo local

Após a celebração e benção, os presentes seguiram para um breve passeio pelas dependências do museu, inclusive a Villa Ferreira Lage, conhecida também como “Castelinho”.

Sobre o local

Primeiro museu do estado é símbolo da memória brasileira, possui um acervo com mais de 53 mil peças – uma coleção voltada à construção de uma nacionalidade tendo como ponto de partida o período Imperial, sem abrir mão de uma tradição que lhe foi anterior.

Inaugurado “oficialmente” em junho de 1921, o Museu Mariano Procópio surgiu do sonho de Alfredo Ferreira Lage em ter, a partir de sua cidade natal, a construção de um memorial da nação brasileira, assinalando a sua visão sobre o passado brasileiro. Alfredo Ferreira Lage efetivou a doação de seu museu ao poder público em fevereiro de 1936.

“Aqui tem um acervo respeitadíssimo em todo o Brasil na parte histórica na parte artística na parte documentária e isso para nós é uma grande riqueza que devemos valorizar. Por isso quero dar parabéns a toda a diretoria do museu neste momento e pedir a Deus que abençoe sempre esta casa, todos que aqui trabalham prestando um serviço e todos que aqui visitarão”, concluiu Dom Gil, em entrevista.

Mais imagens em nossa galeria.

*Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora e Jornal Estado de Minas