Movimento dos Focolares prepara caravana de Juiz de Fora para o Genfest 2024 em Aparecida (SP)

Em julho, nos dias 19, 20 e 21, Aparecida (SP) sediará a 11ª edição do Genfest, sendo esta a primeira vez que o evento será realizado no Brasil. “Gen” significa “Geração Nova”: é um encontro de jovens de diferentes países, convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas, reunindo o setor juvenil do Movimento dos Focolares. Neste ano, com o lema “Juntos Para Cuidar”, o festival será aberto a todos aqueles que anseiam construir um mundo novo.

Em entrevista à Rádio Catedral 102,3 FM, Janaína Nunes, integrante do Movimento dos Focolares em Juiz de Fora e da comissão organizadora, explicou que o evento é composto por três fases: voluntariado, festival e construção de áreas temáticas. A primeira fase, que ocorre na semana anterior ao evento, é o período em que os jovens se inserem em ONG’s, comunidades e instituições. O Genfest, em si, constitui a segunda fase, sendo três dias de shows, apresentações culturais e partilhas culturais e de ideias. A inscrição para esta fase, incluindo o ingresso e a alimentação para os três dias, custa R$200.

Em Juiz de Fora, uma caravana está sendo organizada para que os jovens da Arquidiocese possam participar deste momento. A van sairá na manhã de sexta-feira (19) e retornará no fim da tarde de domingo (21). “Queremos ampliar esse convite aos jovens que se interessarem em conhecer um pouco mais deste movimento de unidade, partilha e solidariedade, conhecer novas ideias e trabalhar juntos para a construção de um mundo melhor, mais unido e fraterno”, destacou Janaína.

Cristina Pires, participante do Movimento dos Focolares em nossa Igreja Particular, reforçou o convite à juventude arquidiocesana. “Não é só um grande aglomerado de jovens em um festival cultural, é uma proposta de mudança de vida. Não só para os jovens que estarão lá, mas para as suas famílias e para o mundo. Entender que podemos fazer a diferença no mundo, entender o que é o amor ao próximo, construindo uma nova civilização de amor”, reiterou Cristina, também em entrevista à Rádio Catedral.

Por fim, a terceira fase do Genfest compreende a construção de áreas temáticas. Janaína explicou que este é o momento “em que professores doutores e mestres compõem grupos de diferentes temas, com o objetivo de propor ações para a construção de um mundo novo e unido através de oito percursos temáticos”. Estes eixos são divididos em: economia e trabalho, intercultura e diálogo, espiritualidade e direitos humanos, saúde e ecologia, arte e compromisso social, educação e pesquisa, comunicação e mídia, e cidadania e política.

Em Juiz de Fora, quem desejar informações sobre a caravana para o Genfest deve entrar em contato com Janaína Nunes, através do WhatsApp (32) 98801-5949. As informações sobre inscrições, formas de pagamento e a programação completa estão no site oficial do evento genfest.org.

*Informações retiradas do site da Rádio Catedral 102,3 FM

Veja Também