Morre, na Itália, Dom Ricardo Guerrino Brusati, Bispo Emérito da Diocese de Janaúba (MG)

Foto: Diocese de Caetité

A diocese de Janaúba (MG) comunicou, por meio de seu bispo dom Roberto José da Silva, o falecimento do seu bispo emérito, dom Ricardo Guerrino Brusati, na manhã deste domingo, 14 de maio, em Novara na Itália. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências pelo falecimento do prelado.

Biografia e trajetória

Dom Ricardo nasceu em Bellinzago Novarese, Itália, em 11 de abril de 1945. Estudou no seminário Filosófico e Teológico de Novara e foi ordenado padre em 23 de junho de 1973. Em 1982 veio para o Brasil como sacerdote Fidei Donum na diocese de Paulo Afonso (BA), onde exerceu os cargos de vigário, tesoureiro, chanceler, reitor do seminário menor e chefe da Pastoral Vocacional; pároco, administrador diocesano e diretor jurídico e administrativo da diocese.

Em 13 de novembro de 2002, o Papa João Paulo II nomeou dom Ricardo como bispo da diocese de Caetité (BA). A ordenação episcopal aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2003. Ele criou a comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte (MG), para favorecer a formação de seminaristas em cursos de filosofia e teologia, e passou a receber também os seminaristas de Livramento de Nossa Senhora e de Vitória de Conquista, ambas na Bahia.

Dom Ricardo ficou na diocese de Caetité até maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Janaúba (MG). Em 12 de junho de 2019, seu o pedido de renúncia foi aceito. Ele se tornou bispo emérito de Janaúba e retornou para a Itália.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também