Morre Dom Jaime Mota de Farias, Bispo Emérito de Alagoinhas (BA)

0

Morre Dom Jaime Mota de Farias, Bispo Emérito de Alagoinhas (BA). Diocese informou o falecimento na noite desta segunda-feira, 12. O prelado tinha 95 anos.

Dom Jaime estava acometido pela doença de Alzheimer. Nos últimos dias, o seu quadro se agravou.

O corpo está sendo velado na catedral Santo Antônio, em Alagoinhas. Devido a um decreto municipal, a capacidade da igreja será limitada a 30% da lotação.

Biografia e trajetória eclesial

Dom Jaime nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1925. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de agosto de 1957.

Foi nomeado bispo auxiliar da diocese de Nazaré da Mata (PE) no dia 21 de julho de 1982. Sagrou-se bispo em Garanhus (PE) no dia 11 de setembro de 1982.

Três anos depois, foi nomeado como o segundo bispo da diocese de Alagoinhas, permanecendo no cargo até 24 de abril de 2002, quando apresentou sua renúncia ao então Papa João Paulo II.

Após a posse do novo bispo diocesano, Dom Jaime permaneceu residindo em Alagoinha e participando das diversas atividades pastorais da diocese. O prelado celebrava missas em sua residência e em comunidades e paróquias daquela Igreja particular.

Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X