Morre dom Elias James Mannig, bispo emérito de Valença (RJ)

Dom Nelson Francelino Ferreira, atual bispo da diocese de Valença, no Rio de Janeiro comunicou, por meio de nota, o falecimento do bispo emérito daquela Igreja Particular, na noite do último domingo, 13 de outubro, na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade.

O falecimento ocorreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Universitário de Vassouras, HUV, onde o bispo estava internado desde o dia 4 de outubro. Dom Elias James Mannig sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico, AVC, popularmente conhecido como derrame.

Despedida

Com o objetivo de facilitar que todos os diocesanos possam participar da despedida de dom Elias, o velório será realizado em várias cidades.  No dia 14 de outubro, a partir das 9h, o velório ocorrerá na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade de Vassouras e missa de exéquias às 10h30.

Em Três Rios, na Paróquia São Sebastião, centro da cidade, a missa está prevista para às 15h. De Três Rios, o cortejo segue para a cidade de Paraíba do Sul, onde existe uma Comunidade Franciscana, na Paróquia São Pedro e São Paulo, centro da cidade. Já no dia 15 de outubro, na terça feira, às 7h haverá uma missa de despedida, logo após o corpo segue para a sede da diocese, cidade de Valença, com chegada prevista para o meio dia. O velório em Valença será realizado na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Glória, onde haverá missa de exéquias às 14h e o sepultamento está previsto para às 16h.

Trajetória

Nascido em 14 de abril de 1938, na cidade de Troy, em Nova York, nos Estados Unidos, dom Elias estudou no Seminário Menor São Francisco, da Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais, na ilha de Staten, em Nova York. Em 1958, recebeu o hábito franciscano e o nome de “Elias”. De 1959 a 1961, cursou Filosofia no Seminário Santo Antônio New York. No período de 1961 a 1962, cursou o primeiro ano de Teologia no mesmo Seminário. No dia 06 de novembro de 1962, chegou ao Brasil no navio argentino “Rio Tunuyan”, porto do Rio. Estudou Língua Portuguesa e cultura em Petrópolis, no Centro de Formação Intercultural (Cenfi).

Foi Vigário Paroquial em Santa Rita de Cássia, Pontalina, Goiás; Vigário Paroquial e Pároco na Paróquia São Francisco de Assis, Rio Comprido, no Rio de Janeiro. De 1976 a 1979, foi custódio Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais – Custódia da Imaculada Conceição do Rio de Janeiro. Em 1979, foi nomeado pároco de Santa Rita de Cássia, Pontalina, Goiás. Em 1986, foi transferido para Araruama (RJ), onde exerceu a função de Pároco. Aos 14 de Março de 1990, foi nomeado bispo de Valença, no Rio de Janeiro.

Nota de Condolências

Prezado irmão, dom Nelson Francelino Ferreira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito de Valença, dom Elias Mannig, no Rio de Janeiro, na noite do último domingo, 13 de outubro. Neste momento, unimo-nos em oração e em solidariedade enviando o nosso fraterno abraço a todos os familiares de dom Elias, aos Franciscanos Conventuais e a todo povo de Deus desta Igreja Particular.

Exaltamos a preocupação de dom Elias James com a participação dos leigos nas atividades religiosas, valorizando sempre as pequenas comunidades. Sabemos que em sua grandiosa simplicidade, dom Elias realizou um excelente trabalho administrativo e pastoral na diocese de Valença.

Que Deus conceda-lhe, na vida eterna, a graça das primícias do trabalho que desenvolveu em favor do Reino de Deus aqui na Terra.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB