Monsenhor Falabella renuncia ao cargo de vigário geral

0

Depois de quase 17 anos como vigário geral, o Monsenhor Miguel Falabella de Castro se despediu do cargo no início deste mês. A renúncia foi uma iniciativa do próprio sacerdote, que apresentou sua solicitação para o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, por motivos de idade e saúde.

Monsenhor Falabella foi nomeado para a função em 2002, pelo agora arcebispo emérito, Dom Eurico dos Santos Veloso. A ocasião também marcou a sua despedida da Catedral Metropolitana, onde ficou por quase 40 anos, e a chegada à Paróquia São Geraldo do Bairro Teixeiras.

Segundo o padre, entre as funções do vigário geral estão o despacho de atos oficiais em nome do arcebispo e o atendimento à população. “Sempre procurei atender com muito carinho as pessoas que me procuraram e penso que servi bem à Igreja de Deus nesses quase 17 anos de vigário geral”.

Monsenhor Falabella reitera os motivos que o levaram a renunciar. “Consultei a palavra de Deus. Há tempo para tudo nesse mundo: tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de começar, tempo de acabar; tempo de plantar, tempo de colher. Nessa minha idade, já quase 88 anos, vou agora celebrar 63 de sacerdote, diante de Deus eu achei que devia deixar o cargo para outras mãos mais jovens, mais entusiasmadas”.

Ele também deixa uma mensagem aos funcionários da Cúria Metropolitana, com quem conviveu durante quase duas décadas. “São pessoas muito queridas ao meu coração. Participamos de vários encontros, são pessoas que servem muito bem à Igreja de Deus, pelos quais eu tenho muito apreço, muito carinho”.

O arcebispo metropolitano, Dom Gil, diz que achou justo o pedido do monsenhor e aproveita para agradecer pelo serviço prestado nos últimos anos. “É um padre que nós temos no coração. Todo o clero o admira muito e por isso eu gostaria de agradecer ao Monsenhor Falabella pela sua disposição, seu jeito de viver o sacerdócio sempre exemplar, modelar. Que Deus o abençoe muito pelos serviços que vem prestando à Igreja”, finaliza.

O anúncio oficial da renúncia de Monsenhor Falabella ao cargo de vigário geral aconteceu na última terça-feira (26), durante a Reunião do Clero.

Conteúdo Relacionado
X